Morreu Mark Lanegan, uma das grandes vozes do grunge


Morreu Mark Lanegan, uma das grandes vozes do grunge

Antigo vocalista dos Screaming Trees e colaborador dos Queens of the Stone Age e dos Dead Combo morreu aos 57 anos.

O cantor, escritor e compositor Mark Lanegan morreu aos 57 anos. Conhecido pelo timbre rouco e característico da sua voz, notabilizou-se pela sua carreira à frente dos Screaming Trees e pelos seus trabalhos a solo, além das suas colaborações com os Queens of the Stone Age e com os portugueses Dead Combo.

A notícia foi dada nas redes sociais do vocalista, revelando-se que Lanegan faleceu em Killarney, na Irlanda, onde vivia, deixando a sua viúva, Shelley.

Dono de uma voz de barítono imediatamente reconhecível — ao mesmo tempo rouca e suave —, Lanegan celebrizou-se inicialmente à frente dos Screaming Trees, banda considerada pioneira da cena grunge de Seattle, mas com elementos de psicadelismo que os distinguiram dos demais.

A banda esteve no ativo de 1985 até 2000, tendo acabado por manifesta inatividade dos seus membros. A sua voz adornou os oitos álbuns dos Screaming Trees — o último, "Last Words: The Final Recordings", lançado apenas em 2011.

Ao mesmo tempo, Lanegan deu início a uma prolífica carreira a solo que se saldou em 12 álbuns, tendo o último sido "Straight Songs of Sorrow", datado de 2020.

Mark Lanegan atuou por diversas ocasiões em Portugal, tendo passado por Porto, Lisboa, Braga e Paredes de Coura.