Xutos & Pontapés no Rock in Rio-Lisboa: "Todos juntos por ti, amigo Zé"


Xutos & Pontapés no Rock in Rio-Lisboa: "Todos juntos por ti, amigo Zé"

Altas figuras do estado estiveram em palco para homenagear Zé Pedro.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157692796817640" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="12" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Os Xutos & Pontapés já fazem parte da casa. A banda esteve presente em todas as edições do Rock in Rio-Lisboa. Em palco constavam quatro elementos, com quatro ventoinhas e a bandeira de Portugal à frente da bateria de Kalú.

Tim, baixista/vocalista, abriu o concerto com "À Minha Maneira" onde um sorriso no rosto, o acompanhou. Disse que era o oitavo concerto na cidade do rock e que, era um concerto diferente dos outros, pois era o primeiro em que Zé Pedro, o guitarrista que falecera em novembro do ano passado, não estava. Seguiu-se "Fim do Mundo", single lançado em março, onde Tim dedicou o tema ao público.

Chegou a vez de "Mar de Outono" canção que estará no próximo álbum e dedicou-a a Zé Pedro em que o vocalista mencionou que a dedicatória seria perceptível na letra. Informou também que tinha sido o falecido guitarrista a compor a música "Não Sou o Único" e por isso "esta é para ele" – palavras de Tim.  Seguiu-se "Homem do Leme", "Ai Se Ele Cai" e "Contentores".

Tim anunciou que iriam usar uma gravação feita ao vivo no Estádio do Restelo para que Zé Pedro pudesse tocar com eles mais uma vez em palco: "Para Ti Maria" fez surgir o guitarrista nos ecrãs, a emoção era visível no público.

Ao longo do concerto, o ecrã foi também mostrando imagens dos convidados especiais – o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Na reta final, Tim explicou que Marcelo Rebelo de Sousa foi quem insistiu para que o concerto e a homenagem acontecessem. O vocalista pediu ao público "um minuto de barulho" em homenagem ao falecido colega. No fim, família, amigos, políticos e outras caras conhecidas subiram a palco e juntos cantaram "A Minha Casinha" para o amigo Zé Pedro.

Equipa Noite e Música Magazine no Rock in Rio-Lisboa
Fotos: Eduardo Alberto
Textos e Social Feed: Teresa Pereira
Edição: Nelson Tiago e Jacinta Pinto