The Weeknd no Passeio Marítimo de Algés: um "Starboy" para todas as gerações


The Weeknd no Passeio Marítimo de Algés: um "Starboy" para todas as gerações

Numa noite a ameaçar a chuva, The Weeknd pôs as massas a dançar e cantar como se o sol raiasse numa praia deste Verão.

O cantor/compositor canadense Abel Tesfaye (o seu nome real, pelo qual quer passar a ser conhecido, pelo menos nas redes sociais) começou a leg europeia da "After Hours Til Dawn Tour" num Passeio Marítimo de Algés com mais de 60 mil pessoas. Via-se um público de todas as idades (com predominância para o sexo feminino), o que provou que The Weeknd atinge todas as idades, desde as teens histéricas que cantavam (gritavam!) todas as músicas até às veteranas que iam dando o seu pezinho de dança.

Esta tour é uma superprodução, com um palco aberto, de um skyline citadino (uma mistura de New York com a sua cidade natal Toronto e referências a "Metropolis" de Fritz Lang, no seu tom metalizado e através da estátua feminina que está a meio da catwalk). No final da mesma, uma lua gigante que serviu de "adoração" às bailarinas que entraram em palco às 21h00 em ponto, cumprindo com o prometido. Logo atrás entra Abel, igualmente de branco e máscara platinada (um cruzamento entre Dr. Doom e o Fantasma da Ópera), e atira com "Take My Breath", "Sacrifice", "How Do I Make You Love Me?" e "Can't Feel My Face", num início de hits dançáveis que descolaram logo os pés do chão e aqueceram as gargantas.

Logo após vieram as primeiras palavras e o início dos elogios e juras de amor a Portugal e ao público português que ecoaram da boca do artista durante todo o concerto. Num alinhamento de 31 músicas, remodelado depois da leg americana do ano passado, ouviram-se todos os grandes hits do cantor, saltando em doses iguais, por todos os álbuns e atacando as covers habituais de Drake ("Crew Love"), Future ("Low Life") ou Kanye West ("Hurricane"). Houve também lugar às estreias live de "Lost in the Fire" (com Gesaffelstein), "Popular" a terminar o encore, e ainda, "House of Balloons" e "Reminder" já há muito não tocadas.

O concerto de Algés veio confirmar The Weeknd como um dos grandes entertainers dos palcos musicais na área do r&b/hiphop, fazendo com que todos desejem o regresso mais rápido do que da última vez (promessa aliás feita pelo artista).

Fotografia: João Padinha | EIN
Texto: Miguel Lopes