Sudoeste não se realiza em 2026 e aponta regresso em 2027

Luís Montez, da Música no Coração, alega concorrência no mercado e falta de incentivos empresariais para não realizar o festival da Zambujeira do Mar pelo segundo ano consecutivo.
O festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar, volta a não se realizar este verão, disse à Lusa Luís Montez, diretor da promotora Música no Coração.
É o segundo ano consecutivo que o festival não tem lugar. Montez lamenta a concorrência no mercado e a falta de incentivos para as empresas investirem as suas marcas em festivais.
Em 2027, o festival Sudoeste cumpre o 30º aniversário da sua primeira edição, tendo desde sempre tido como espaço a Herdade da Casa Branca, próximo da vila da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, distrito de Beja.
O promotor está confiante no regresso do evento no próximo ano. "Acredito que em 2027 vou fazer [o festival] e gostava de anunciar em agosto deste ano as datas do próximo", disse Luís Montez.
A Música no Coração anunciou nas redes sociais, em fevereiro de 2025, que faria uma pausa no festival Sudoeste para "preparar um novo capítulo".
Em 2024, o festival já tinha adotado uma "nova identidade", sem o patrocinador principal – MEO – que estava associado ao evento há quase duas décadas.
Nesse ano, o da 26.ª edição, o Sudoeste contou com artistas como Da Weasel, Anitta, Martin Garrix, Bárbara Bandeira ou Richie Campbell.
por Agência Lusa
Inserido por Redação · 10/02/2026 às 15:58