Sofisticação de Arctic Monkeys e genialidade de Jorge Palma no segundo dia de NOS Alive


Sofisticação de Arctic Monkeys e genialidade de Jorge Palma no segundo dia de NOS Alive

O segundo dia do NOS Alive ficou marcado por estilos musicais bem distintos no Palco NOS, onde Idles evangelizaram e Arctic Monkeys fidelizaram os fãs num registo mais maduro, de elegância e sofisticação. No Palco Heineken, City and Colour trouxeram alma e Jorge Palma genialidade, naquele que foi um dos melhores concertos da noite.

Dizem que água e azeite não combinam, mas num Palco NOS composto por estilos tão dispares, a mistura pareceu funcionar em harmonia. O segundo dia de festival reuniu fãs de Lizzo e Lil Nas X e fãs de Idles, Arctic Monkeys e Linda Martini, que abriram o palco principal no final de tarde.

Já no Palco Heineken, a mistura previa-se mais equilibrada com City and Colour a proporcionarem a primeira enchente da tarde. A banda canadiana, pela primeira vez em Portugal, trouxe no seu rock misturado com blues e folk, sensibilidade, alma e mensagens importantes. Um pequeno problema de som atrasou o concerto em 10 minutos, mas a paciência de Dallas Green tranquilizou os fãs e curiosos. "Meant To Be", tema do álbum The Love Still Held Me Near, abriu o concerto e rapidamente se percebeu que o publico português estava mais do que preparado para acompanhar a banda de Dallas Green. Antes de interagir pela primeira vez com o público, ouviram-se "Thirst", "The Love Still Held Me Near" e "Two Coins". Entre temas como "We Found Each Other In The Dark", um dos momentos mais emotivos do concerto, e "Underground", Dallas Green falou sobre a importância da generosidade e de viver o presente. Num concerto curto e que soube a pouco, City and Colour foram capazes de aceder ao core das emoções com graciosidade e leveza. Esperemos que não fiquem por esta primeira visita a Portugal.

City and Colour @ NOS Alive 2023

Já no Palco NOS, Idles estavam prestes a provocar uma turbulenta evangelização. A banda de punk britânica subiu ao palco pelas 19h20 e o recinto nunca mais foi o mesmo. Donos de uma energia fabulosa, incendiaram o público, provocaram mosh pits e crowd surfing, levaram os fãs à exaustão e angariaram outros tantos, que se renderam sem apresentar resistência. Abriram com "Colossus" e sem aviso prévio tomaram de assalto o 2º dia de festival. "Mother", "I'm Scum” e "Crawl!" também fizeram parte do reportório e mostraram o porquê de Idles serem considerados uma das maiores bandas de punk do mundo.

Idles @ NOS Alive 2023

Depois da agitação e de uma bateria a precisar de ser recarregada, Lizzo brindou os presentes com simpatia, versatilidade e amor próprio, mas foi com Jorge Palma, no Palco Heineken, que o público encontrou o conforto e o sentimento a "casa". Acompanhado de músicos "gigantes" e de uma setlist repleta de êxitos de 50 anos de carreira, Jorge Palma foi extraordinário. Num alinhamento irrepreensível e intemporal, "Estrela do mar", "Encosta-te a mim" e "A gente vai continuar" tornaram a noite especial e nostálgica. "Picado pelas abelhas" encerrou um concerto memorável de um dos maiores génios da música portuguesa.

Jorge Palma @ NOS Alive 2023

Arctic Monkeys, cabeças de cartaz deste segundo dia, subiram ao Palco NOS pelas 22h45 para se apresentarem numa versão mais madura, elegante e sofisticada. Quem viu estes miúdos nos seus 20 anos, com a irreverência tão característica da idade, só pode sentir orgulho do caminho que trilharam e de como cresceram. É verdade que a banda britânica tem um caso de amor com Portugal, o que permitiu apreciar este crescimento de perto, mas numa noite em que Alex Turner esteve especialmente mais comunicativo, foi evidente a versão mais maturada destes "miúdos". "Sculptures of Anything Goes", "Brianstorm" e "Snap Out of It" abriram o concerto mais esperado da noite. Perante um público entusiasta, tocaram temas do novo álbum, The Car, mas foram as velhas conhecidas "Why'd You Only Call Me When You’re High?", "Arabella", "Fluorescent Adolescent" e "Do I Wanna Know?" que provocaram as manifestações mais enérgicas. Para o encore ficaram a sensual "I Wanna Be Yours", a sempre dançável "I Bet You Look Good on the Danceflor" e a irrecusável "R U Mine?". Sim, Arctic Monkeys, o público português é vosso. É difícil resistir!

Arctic Monkeys @ NOS Alive 2023

Lil Nas X encerrou o Palco NOS no segundo dia de NOS Alive. A 15ª edição termina este sábado com Queens Of The Stone Age e Sam Smith como cabeças de cartaz.

Texto: Ana Rosinhas
Noite e Música Magazine no NOS Alive com o apoio dos hotéis GAT ROOMS