Shawn Mendes em Lisboa: Uma ode à juventude e à união para uma Altice Arena esgotada


Shawn Mendes em Lisboa: Uma ode à juventude e à união para uma Altice Arena esgotada

Shawn Mendes tem apenas 20 anos, mas os gritos efusivos que na noite passada ecoaram na arena evidenciam o lugar de destaque que o tão jovem músico conquistou. Com a Altice Arena esgotada, pouco mais de hora e meia de espetáculo bastou para que o público se rendesse aos encantos do charmoso ícone da pop internacional.

Quase tão aplaudida como o cabeça de cartaz, a cantora Alessia Cara foi quem esteve encarregue da abertura do espectáculo. Pouco mais velha que Shawn Mendes, mas também personagem principal de uma marcante história de sucesso, a canadiana apresentou temas como "Stay", "Here" ou "Scars To Your Beautiful" e fez-se acompanhar de uma incrível banda.

Perto da hora já a ansiedade se tornava evidente e os milhares de fãs que esgotaram a terceira maior arena da europa receberam de braços abertos o jovem cantor. As pulseiras que alternavam a cor consoante o cenário, a rosa que marca o seu último longa-duração e um incrível espectáculo de vídeo e luz criaram o cenário perfeito para a quarta apresentação do cantor em Portugal.

"Lost In Japan", canção do novo álbum, abriu o apetite e deram seguimento ao alinhamento temas como "Nervous", "There's Nothing Holdin' Me Back" ou "Bad Reputation". Shawn apresentou-se com uma incrível banda, encantou a audiência com a sua extensão vocal e os seus sempre impressionantes agudos, e não deixou de parte nenhum dos temas que são já clássicos nas rádios internacionais. Na noite passada, o cantor tocou piano, tocou guitarra, cantou e encantou. O público, maioritariamente jovem e feminino, não deixou de receber elogios do cantor pela habitual efusividade nacional e por ter cantado de pé todas as canções do alinhamento sem falta – inclusive a "Fix You", cover dos Coldplay, que o cantor apresentou já no encore.

Embora ainda não tenha sequer celebrado o seu vigésimo primeiro aniversário, Shawn Mendes tem já editados três álbuns de originais: Handwritten (2015), Illuminate (2016) e, o mais recente, Shawn Mendes (2018). Meio britânico meio português, tem quatro singles platina – "Stitches", "Mercy", "Treat You Better" e "There's Nothing Holdin' Me Back" – e uma forte presença os tops ingleses.

Começou a digressão em Amsterdão no início deste ano e, após um apaixonante espectáculo em solos lusitanos, o cantor segue agora para França e terminará a digressão apenas no final deste ano! E o espectáculo que apresenta o cantor nesta digressão representa uma ode à juventude e ao poder da união, bem evidente na noite passada.

Fotografia: Rui Jorge Oliveira/Arquivo Noite e Música Magazine
Texto: Maria Roldão