Rock in Rio Lisboa: dia 4 (28/05), com Maroon 5 e Ivete Sangalo


Rock in Rio Lisboa: dia 4 (28/05), com Maroon 5 e Ivete Sangalo

D.A.M.A dão serenata à chuva, Ivete Sangalo jura amor a Portugal. Maroon 5 oferecem concerto de hits com um Adam Levine pouco interventivo. 85 mil pessoas (números da organização) no Parque da Bela Vista.

O dia começou na cidade do rock numa tarde em que os pingos de chuva que iam ameaçando e tentavam de certa forma retirar o brilho do que este dia tinha para oferecer musicalmente. Muitos faziam fila nas entradas para poderem participar neste que é um enorme festival e onde se deixou claro que se respira do início ao fim de bom ambiente, concertos, variedade e uma organização de fazer inveja a muitas.

No Palco Vodafone subiam os americanos Real Estate numa apresentação de pop/rock que nem por isso fez os olhares desfocarem-se do cartaz que viria a ser vivido no Palco Mundo. Muito participativos e com uma presença de quem quis deixar a sua marca em solo português, cantaram músicas dos seus três álbuns como "Fake Blues", "Out Of Tune" e até "Talking Backwards". Apesar de desconhecidos da maior parte, deixaram uma excelente impressão e dedicação no recinto da Bela Vista. Dirigimo-nos agora para o Palco Mundo, centro das atenções deste dia!

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157668613759162" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="8" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Os D.A.M.A foram os primeiro a dar o ar da sua graça numa celebração da música portuguesa com o rap e o pop, para deleite da maioria do público teenager que fez do dia de hoje o mais participativo, convidando a uma enchente nunca antes vista nos outros dias. Os rapazes tocaram temas como "Balada do Desajeitado", "Luísa", "O Maior" e até "Não Dá", em acordes que convidavam a participação do público. Alguma chuva decidiu aparecer mas o concerto continuava levando os cantores a dizerem "Pessoal, está a chover mas nós queremos vir para a frente apanhar esta chuva com vocês!". Entre rasgados elogios à música portuguesa, aos fãs e ao dom de poderem fazer aquilo que mais amam, eis que Gabriel o Pensador surge em palco para acompanhá-los nesta linda festa. O concerto terminaria com "Não Faço Questão", um hino à vida de cantor e à realidade luso brasileira. Rasgados aplausos para estes rapazes lisboetas cheios de talento que de grandes mostraram muito!

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157668647592281" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="14" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Com o aproximar da hora do começo do espetáculo de Ivete Sangalo marcado para as 22:00, o fogo bahiano e motor brasileiro entra de rompante, acompanhado por uma banda exímia e bailarinas que fizeram as honras! Sempre muito acarinhada pelo público português, Ivete relembra que esta é a sua 7ª participação em Portugal. Com a sua maneira de ser muito própria, a brasileira troca de sapatos em palco ao deparar-se com o estado molhado em que este se encontra. Nem por isso deixou de fazer a festa e dar o melhor de si exclamando: "Esta noite sou toda vossa!". Ivete não deixou a desejar e revelou do começo ao fim uma entrega total que tanto lhe caracteriza! Ouviram-se temas que fazem parte do seu repertório enorme como "Flor do Reggae", "Dançando" ou até dos mais recentes singles como "O Farol". O público ia dançando ao seu ritmo e cantando, enchendo de cor e concluindo de maneira inesquecível mais um show seu no nosso país. Figurino, atitude, dedicação e exclusividade foram as palavras que melhor definiram a sua atuação.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157669018679155" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="26" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Com o passar do tempo aproximava-se os tão aguardados cabeças de cartaz, Maroon 5 que levantaram muitos suspiros no meio da audiência feminina. Adam Levine e a sua banda subiram ao palco à hora marcada para fechar com uma "cereja no topo do bolo" o cartaz da noite. Pouco interventivo para com o público mas a cumprir bem o seu papel, a banda tocou "Animals", "This Love", "She Will Be Loved" até ao eletrizante "Moves Like Jagger" que arrancou alguns passos de dança cheios de sensualidade! Nunca tínhamos visto um dia de Rock in Rio tão participativo como o de hoje! Num concerto que deu a impressão que passou muito rápido, sentiu-se bem a atmosfera pop/rock da sonoridade dos Maroon 5 em fundos de solos com guitarra e uma voz inconfundível que amaciou esta festa da música! Para o final, estiveram guardados temas como "Sugar"! O dia estava a terminar e ao público saiu do recinto muito satisfeito e certamente com a impressão de que quer voltar na próxima edição.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157668220641190" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="20" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Assim terminou mais um dia no Rock in Rio da Bela Vista depois de atuações espetaculares, deixando um sentimento de saudade! Amanhã a época 2016 pontua o seu final e tem o sueco Avicii como principal atração.

O brilho do rock continuará amanhã e nós estaremos aqui em primeira mão para vos dar as melhores notícias!

Equipa Noite e Música Magazine no Rock in Rio Lisboa
Fotos: Carlos Valadas
Textos: Rita Costa e Daniela Fonseca
Edição: Nelson Tiago