NOS Alive'22 – Dia 4 (09/07): Ode à vida em concertos memoráveis de Da Weasel e Imagine Dragons


NOS Alive'22 - Dia 4 (09/07): Ode à vida em concertos memoráveis de Da Weasel e Imagine Dragons

A celebre frase "onde as palavras falham, a música fala", descreve na perfeição aquele que foi o quarto e último dia da 14ª edição do NOS Alive. São poucos os momentos que nos permitem desacelerar e refletir sobre a impermanência da vida, a passagem veloz do tempo e a importância de celebrar cada instante com o entusiasmo de uma criança. A música tem esse poder, de parar o tempo, apurar os sentidos e de eternizar histórias e emoções, e, num dia em que se reuniram várias gerações, naquele que talvez tenha sido o dia mais familiar do festival, estavam asseguradas as condições para se fazer mais um pedacinho de história.

O último dia do NOS Alive arrancou com Mother Mother no palco principal, que atuaram pela primeira vez em Portugal, apresentando um alinhamento bem pensado, mas pouco conhecido do público. Seguiram-se as irmãs Haim naquele que foi um concerto animado e satisfatório. Na digressão para a apresentação do mais recente trabalho Women in Music Pt. III, Haim abriram com "Now I’m in It". "Summer Girl", acompanhada pelo saxofonista Henry, "Want You Back" e "My Song 5" fizeram parte do reportório, mas foram os temas "The Wire" e "The Steps", as mais conhecidas do público, que recolheram mais aplausos. Apesar da interação com o público, a atuação das Haim não emocionou.

Emotivo foi o regresso a casa, diga-se palco, dos Da Weasel. Doze anos depois e perante milhares de pessoas, os Da Weasel subiram ao palco pelas 21h para fazerem história. Com um alinhamento irrepreensível e uma atmosfera fantástica, de fazer inveja a outras grandes bandas a nível mundial, "Loja (Canção do Carocho)", "Vem Sentir" e "Força" abriram caminho para uma viagem no tempo.

Da Weasel @ NOS Alive

Numa atuação de fazer arrepiar do inicio ao fim, à qual os fãs se associaram, "Jay", "Carrossel" e "Dialectos de Ternura" foram cantados a uma só voz. Ouviu-se ainda "Casa (Vem Fazer de Conta)", que contou com uma participação especial (virtual) de Manel Cruz, naquele que foi um dos momentos mais emotivos da noite. Nesta viagem no tempo, que durou cerca de uma hora e meia, paramos ainda em temas como "O Puro", "Pedaço de Arte", "Re-tratamento" e chegamos ao destino com "Tás na Boa". Certamente, presenciamos algo muito especial, ainda difícil de descrever, mas que ficará gravado na memória por muitos anos.

Para dar continuidade a uma noite muito especial, Imagine Dragons, subiram ao palco e fizeram aquilo que sabem fazer melhor, dar um espetáculo. A banda dispensa apresentações, e se no concerto dos Da Weasel os filhos acompanharam os pais, em Imagine Dragons, o inverso aconteceu.

Imagine Dragons @ NOS Alive

Com um alinhamento que poderia perfeitamente constituir a banda sonora de uma vida e, uma atuação capaz apurar todos os sentidos, foi com "It's Time" que a banda de Las Vegas se apresentou no palco principal. Numa mistura de êxitos e de músicas do álbum mais recente Mercury, os fãs foram convidados a deliciarem-se com o espetáculo. Temas como "Whatever It Takes", "Demons", "Thunder" e "Natural" proporcionaram momentos de verdadeira euforia entre os fãs, enquanto que uma versão de "Forever Young" dos Alphaville, dedicada à Ucránia, tornou a noite ainda mais bonita. Para terminar não poderia faltar "Radioactive", que arrepiou logo nos primeiros acordes ao piano. Assim se criou uma memória feliz entre pais, filhos e amigos, que se reuniram esta noite para assistir a um concerto especial.

Two Door Cinema Club fecharam o palco principal, embora com menos público do que seria expectável, em parte traídos pelo grande concerto dos Parcels, que decorria em simultâneo no palco Heineken. A pista de dança abriu com "I Can Talk", cativando desde logo a atenção do público. Numa apresentação com vários jogos de luzes e fortes imagens visuais, a banda da Irlanda do Norte, tocou "Undercover Martyn" e "Are We Ready", mas foi o êxito "What Do You Know" que colocou toda a gente a dançar.

Two Door Cinema Club @ NOS Alive

Esta foi mais uma edição de sucesso do NOS Alive, que após dois anos regressou ao Passeio Marítimo de Algés e contou com momentos muito especiais, entre eles o regresso em grande dos Da Weasel. A 15ª edição já tem data marcada e irá decorrer a 6, 7 e 8 de julho de 2023.

Ana Rosinhas nos NOS Alive com o apoio dos hotéis GAT ROOMS.