Melanie Martinez ao vivo na Aula Magna, em Lisboa [fotos + texto]


Melanie Martinez ao vivo na Aula Magna, em Lisboa [fotos + texto]

Melanie Martinez estreia-se em grande em Portugal com a Aula Magna esgotada.

Em 2015, Melanie Martinez, a cantora de 21 anos, lançou o seu álbum de estreia Cry Baby, mas foi apenas na noite passada que se estreou em Portugal. Com a Aula Magna esgotada, Melanie deixou a multidão ao rubro.

Ainda não era hora de almoço e já eram bastantes os fãs que aguardavam ansiosamente à porta da Aula Magna. O impacto da cantora no público português estava bem visível. Melanie, que impressionou no programa televisivo americano The Voice em 2012, criou uma nova moda, evidente no look escolhido pelas fãs que estiveram em Lisboa na noite passada.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157676138841266" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="30" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Para abrir o apetite entraram em palco Alvarez Kings e, embora numa onda totalmente diferente de Melanie Martinez, os britânicos deixaram a plateia ao rubro quase como se dela se tratasse. Neste início de noite ouviram-se, entre outros, os temas "Run From You", "Cold Conscience" e "Sleepwalking". Não sem antes se divertirem no meio do público, cumprimentarem alguns fãs e elogiarem Lisboa, a banda despede-se do público português. Apesar do constante apoio efusivo ao grupo, mal os Alvarez Kings saíram de palco o público chamou ansiosamente por Melanie.

E, como não podia deixar de ser, é num cenário infantil, equiparado à estética do álbum Cry Baby, que Melanie Martinez se apresenta a Portugal. Saída directamente do berço, a cantora surpreende os fãs com uma entrada em palco no mínimo invulgar. Acompanhada de bateria electrónica, teclado e guitarra e dois músicos vestidos de coelho, Melanie apresentou em primeiro lugar o tema "Cry Baby", que dá nome ao álbum.

No que dependeu dos fãs, que sabiam de cor todas as músicas de início ao fim, não houve momentos altos mas sim um grande concerto. "Sippy Cup", "Carousel2 e como não podia deixar de ser "Tag, You’re It" e "Alphabet Boy", os temas mais ouvidos no YouTube, fizeram parte da setlist da jovem cantora. Em "Teddy Bear" alguns dos fãs ergueram os ursos de peluche que levaram propositadamente para a canção.

Mas apesar de todo o sucesso da cantora, em contexto de concerto a sua juvenilidade e imaturidade sobressaíram. Em palco, Melanie demonstrou ter pouca presença e pouco contacto com o público que tão ansiosamente esperou por ela. Talvez pela falta de experiência, a verdade é que se notava algum constrangimento. No entanto isso não se reflectiu na atitude dos fãs que permaneceram motivados todo o concerto.

E no final Melanie serve a sobremesa com o tema "Cake" num encore que dá por terminada uma performance da cantora que, aos 21 anos, deixou toda a plateia da Aula Magna com um sorriso na cara. Melanie promete voltar no próximo ano com um novo álbum e acaba o concerto em cima de um bolo gigante que estava em palco.

Fotos: Alexandre Paixão
Texto: Maria Roldão