Mark Knopfler na Altice Arena: lotação esgotada para a despedida do Sultão do Swing


Mark Knopfler na Altice Arena: lotação esgotada para a despedida do Sultão do Swing

Mark Knopfler despediu-se ontem dos palcos lusos na Altice Arena, numa última digressão Mundial.

Não havia plateia em pé – afinal já se conhece o público de Knopfler e a maioria da faixa etária, mas quem entrava no recinto por volta das 20h, constatava um cenário inesperado: imensos adolescentes a acompanharem os pais, tios – familiares de outra geração. Jovens que nem tinham nascido quando Dire Straits se estrearam em Portugal em 92'. Por momentos, parecia que de facto era um serão em família.

Mas à segunda música, "Corned Beef City", já se ouviam imensas conversas alheias das jovens figuras. Alguns dispersaram por completo, não tendo noção de que numa época de "Uber Eats", a referência de microwave oven que deixou o público completamente ao rubro e a filmar os vídeos mais instáveis de sempre, é ainda mais pertinente. Um sério caso de "perdoai-lhes pai, pois não sabem o que fazem".

É que se a idade pesa no corpo, o génio continua a fluir em Mark Knopfler, desde as letras que escreve, à mistura de estilos que apresentou e que animou por completo, o já efusivo público. Em "Postcards From Paraguay", teve-se direito ao que parecia uma nuance de mariachi e salsa. Serviu para mostrar que o "Sultão" ainda sabe dar espetáculo.

Não faltaram alguns clássicos de Dire Straits. "Romeo and Juliet" trouxe a primeira grande onda de telemóveis a gravar, mas as grandes vencedoras numa noite em que muitos se sentiam nos anos 80 e 90 de novo (até fitas de desporto para o cabelo o público usava), foram mesmo "Telegraph Road" e "Money for Nothing".

O que parecia um concerto intimista, ainda que esgotado, mostrou ser uma festa de arromba, para quem teve o privilégio de se despedir de um dos maiores músicos de sempre. Consciente do seu fado, o próprio Knopfler confessou ter uma banda genial e que era um sortudo. "Beautiful to be back in Lisbon. I love you all. It's a pleasure. I love Lisbon."

A elegante gratidão e elogios que teceu a todos os que o rodeavam, foi devolvida ainda com maior ênfase. Foi evidente o estatuto de "Sultan of Swing".

Fotografia: Mark Knopfler Online/Laura Vilar
Texto: Rute Mateus