U2 lançam novo EP "Days of Ash"


U2 lançam novo EP "Days of Ash"

Seis faixas e lyric vídeos já disponíveis, edição especial única da revista "Propaganda", e mini-documentário para a faixa "Yours Eternally" a 24 de fevereiro.

Os U2 regressaram à música com a edição de um novo EP, intitulado "Days of Ash", um novo EP composto por cinco novas canções e um poema: "American Obituary", "The Tears Of Things", "Song Of The Future", "Wildpeace", "One Life At A Time" e "Yours Eternally" (com Ed Sheeran e Taras Topolia).

Este lançamento antecede um novo álbum previsto para o final de 2026. U2 – Days Of Ash surge como uma resposta imediata aos acontecimentos atuais, inspirada nas muitas pessoas extraordinárias e corajosas que lutam nas linhas da frente pela liberdade. Quatro dos cinco temas retratam indivíduos – uma mãe, um pai, uma adolescente – cujas vidas foram brutalmente ceifadas, e um soldado que preferia estar a cantar, mas está disposto a morrer pela liberdade do seu país.

"Tem sido emocionante estarmos os quatro de volta ao estúdio durante o último ano… as canções de 'Days of Ash' são muito diferentes, tanto no ambiente como no tema, daquelas que vamos incluir no nosso álbum mais para o final do ano. Estes temas do EP não podiam esperar; estas canções estavam impacientes por sair para o mundo. São canções de desafio e consternação, de lamentação. Canções de celebração virão a seguir, estamos a trabalhar nelas agora… porque apesar de toda a atrocidade que vemos normalizada diariamente nos nossos pequenos ecrãs, não há nada de normal nestes tempos loucos e enlouquecedores e precisamos de lhes fazer frente antes de podermos voltar a ter fé no futuro. E uns nos outros. 'If you have a chance to hope it's a duty…' é uma frase que pedimos emprestada a Lea Ypi. Uma gargalhada também saberia bem. Obrigado." – Bono

"American Obituary" fala sobre o chocante acontecimento que o mundo testemunhou em Minneapolis, Minnesota, em 7 de janeiro de 2026, onde Renée Nicole Macklin Good, uma mãe idealista de três filhos, foi baleada à queima-roupa enquanto exercia o seu direito de protestar pacificamente, um direito protegido pela Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Esta mãe desarmada foi então descrita como uma «terrorista doméstica» por um governo que não retira a descrição, mesmo sabendo que não é verdadeira. Nem realiza uma investigação adequada sobre o que aconteceu, para o bem de todos os envolvidos.

"The Tears Of Things" empresta o seu título de um livro do frade franciscano Richard Rohr, que examina, através dos escritos dos profetas judeus, como se pode viver com compaixão em tempos de violência e desespero. A canção imagina uma conversa entre David e o seu criador, Michelangelo… onde o jovem com a funda e cinco pedras lisas recusa a ideia de que tem de se tornar Golias para o derrotar… e também é revelado como tendo pupilas em forma de coração, meio milénio antes do emoji em forma de coração, o que intriga os visitantes da Galleria dell'Accademia em Florença, Itália, até hoje.

Sarina, o nome da protagonista de "Song of the Future", homenageia a vida de Sarina Esmailzadeh, de 16 anos, uma das milhares de estudantes iranianas que saíram às ruas como parte do movimento Mulher, Vida, Liberdade em 2022. Os protestos foram desencadeados pela morte de Jina Mahsa Amini, uma jovem curdo-iraniana que morreu em Teerão a 16 de setembro daquele ano, devido a ferimentos sofridos após a sua detenção pela chamada 'polícia da moralidade', por não usar um hijab de acordo com as normas governamentais. Sete dias depois, Sarina foi espancada pelas forças de segurança iranianas e morreu devido aos ferimentos, com o regime a alegar que ela se suicidou. A canção pretende capturar o espírito livre de Sarina, a promessa e a esperança da sua curta vida.

O EP Days Of Ash inclui uma leitura do poema "Wildpeace", do autor e poeta israelita Yehuda Amichai, pela artista nigeriana Adeola, das Les Amazones d'Afrique, com música dos U2 e Jacknife Lee.

"One Life At A Time" foi escrita para Awdah Hathaleen, um pai palestiniano de três filhos. Ativista não violento e professor de inglês, Awdah foi morto na sua aldeia na Cisjordânia pelo colono israelita Yinon Levi, a 28 de julho de 2025. Awdah foi consultor do documentário vencedor do Óscar, "No Other Land", realizado por palestinianos e israelitas. No seu funeral, um dos realizadores, Basel Adra, falou do assassinato do seu amigo e da experiência dos palestinianos serem apagados "uma vida de cada vez". Os U2 pegaram nessa frase e deram-lhe um novo sentido, sugerindo que uma resolução pacífica será alcançada "uma vida de cada vez".

"Yours Eternally" conta com Bono e The Edge nas vozes, acompanhados pelo músico ucraniano tornado soldado Taras Topolia, bem como por Ed Sheeran. Na primavera de 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, Bono e The Edge viajaram para Kiev para tocar numa estação de metro a convite do presidente Zelensky. Alguns dias antes, Ed colocou Taras Topolia e, por extensão, a sua banda Antytila, em contacto com Bono. Bono, Taras e The Edge encontraram-se pela primeira vez naquela plataforma de metro, e são amigos desde então. Taras é a inspiração para "Yours Eternally", uma canção escrita na forma de uma carta de um soldado com um espírito ousado que combina com o da Ucrânia.

A canção será acompanhada por um curto documentário de 4 minutos e meio realizado pelo cineasta ucraniano Ilya Mikhaylus, que será lançado na terça-feira, 24 de fevereiro, data que assinala o 4.º aniversário da invasão russa da Ucrânia. Filmado em dezembro de 2025, enquanto Mikhaylus e a sua equipa estavam integrados no Corpo Khartiya, com outros 40 mil soldados, o filme capta o extraordinário quotidiano de Alina e dos seus companheiros soldados, que lutam na linha da frente da guerra.

O lançamento do EP "U2 – Days of Ash" é acompanhado pelo regresso da revista "Propaganda" com uma edição digital única, de tiragem limitada. Há quarenta anos, em fevereiro de 1986, a primeira edição da "Propaganda" chegou às caixas de correio dos fãs do U2 em todo o mundo. Com o objetivo de se equiparar a outras fanzines da época, a "Propaganda" nasceu da cultura punk DIY que abraçava atitudes, ideias e diálogos. No espírito dessas primeiras edições, este EP será acompanhado pela edição "U2 – Days Of Ash: Six Postcards From The Present… Wish We Weren't Here". Esta publicação especial de 52 páginas inclui entrevistas exclusivas com o realizador do mini-documentário de "Yours Eternally", Ilya Mikhaylus, e o produtor cinematográfico Pyotr Verzilov, bem como com o músico e soldado Taras Topolia. Também inclui as letras das músicas, notas dos quatro membros da banda e uma entrevista com Bono.