Kraftwerk no EDP Cool Jazz: Música robótica em Cascais


A noite de encerramento da edição de 2019 do EDP Cool Jazz contou os germânicos Kraftwerk que apresentaram um espetáculo/experiência 3D.

A banda alemã conta com quase 50 anos de existência e é considerada das mais influentes de sempre no panorama musical das últimas décadas (houve quem os considerasse mais importantes que os Beatles). Atuando nos campos da música eletrónica, foram considerados precursores das sonoridades que daí derivam, desde o techno, ao synth pop ou ao electro.

Neste espetáculo a banda ainda liderada por Ralf Hütter aposta no que se pode chamar hi-tech retro, desde os óculos entregues à entrada (aqueles bastante populares e que saíam com a TV Guia nos anos 80) até aos visuais apresentados no vídeo e, quase maioritariamente, em três dimensões.

O espetáculo foi muito "robótico" com os 4 elementos alinhados em palco por trás das máquinas iguais para o olho do público, apenas alterado pelo ligeiro head ou leg banging em alguns momentos.

"Numbers" misturado com "Computer World" foi a música de início, mostrando logo as potencialidades da projeção em 3D, com números atirados literalmente à cara do público. Continuámos com o mundo dos computadores com "It's More Fun to Compute / Home Computer" e ainda "Computer Love".

A relação homem-máquina sempre presente na música e visuais dos Krafwerk é explorada em The Man-Machine.

Kraftwerk no EDP Cool Jazz: Música robótica em Cascais

A maior parte das músicas são baseadas na repetição mecânica dos sons, quase como na música para crianças pequenas, e no uso do constante do vocoder e das vozes geradas sinteticamente. As poucas exceções são "The Model" ou "Radioactivity".

Em "Spacelab", o vídeo mostra um ovni retirado dos filmes dos anos 40/50 chega à Terra, passa pela ponte 25 de Abril e vem aterrar em pleno relvado do EDP Cool Jazz. As palmas do público são frequentes demonstrando que há público conhecedor da música dos germânicos e vêem-se também muitos dançarinos "loucos" no final do relvado, alternando entre movimentos robóticos e saltos retirados de alguma rave psicadélica.

O clássico "Autobahn" é dos mais aplaudidos e antecede mais alguns medleys com vozes em alemão, japonês ou russo.

"Boing Boom Tschak / Techno Pop / Musique Non Stop" encerra o espetáculo e sonoriza as despedidas dos quatro músicos que um a um fazem uma vénia ao público antes de saírem de palco.

Não sendo dos espetáculos mais emotivos ou quentes (a noite estava gélida e a música robótica não é o melhor aquecimento) do EDP Cool Jazz, a presença dos Kraftwerk acentua a tendência do festival em contar com influentes nomes da música no seu cartaz e foi talvez dos que mais verdadeiros fãs do artista levou ao recinto.

Fotografia: Pau Storch
Texto: Miguel Lopes