Ben Harper no Cooljazz: O Verão finalmente chegou


Ben Harper no Cooljazz: O Verão finalmente chegou

O californiano Ben Harper esgotou o Hipódromo Manuel Possolo para um regresso dos quarentões à sua juventude onde o surf e o reggae era rei!

Na fase final do Cooljazz 2023, o californiano Ben Harper estou o recinto cascalense com quarentões desejosos de regressar à sua juventude onde ser surfista e usar wax no cabelo era moda e onde o reggae e o surf rock dominavam os Verões. Num festival que sempre teve excelentes cartazes e feito para um público endinheirado (uma cerveja de 0,5l custava 6,5€!!!! mais 1€ para o copo reutilizável) qualquer um pensaria estar no Norte da Europa, até porque a noite de Verão estava fresquinha.

Mas falemos de música! O norte-americano, habitué dos palcos portugueses, já não passava por cá há 5 anos, quando atuou com Charlie Musselwhite em 2 concertos de um formato bem diferente, na Aula Magna. Esta noite apresentou-se com os "seus" Innocent Criminals a darem corpo à sua guitarra magnética.

Num alinhamento a passar pelos seus 30 anos carreira, o início foi a capella, com todos os músicos a acompanharem Ben Harper em "Below Sea Level" do seu último álbum Bloodline Maintenance, de 2022.

"Diamonds on the Inside" e a rockeira "Burn to Shine" seguiram um caminho entre o reggae e o funk com "Finding Our Way" e "Mama's Trippin" já de 1997. Do início longínquo chegou a acústica "Walk Away", cantada com o público. Antes disso, já Ben tinha puxado da slide guitar e sozinho atacar "Steel My Kisses" e seguintes.

Por entre agradecimentos ao Blitz pela ajuda no início de carreira, "Waiting On An Angel" foi escutada com adoração, para as seguintes contarem com o regresso dos músicos ao palco.

O final veio, de novo com o reggae, em "With My Own Two Hands" e o encore de "Boa Sorte/Good Luck" de Vanessa da Mata.

Provou-se que Ben Harper será sempre bem-vindo a Portugal e que não sai dos portugueses saudosistas dos seus anos a cavalgar ondas…

Fotografia: @sarahawkkk
Texto: Miguel Lopes