David Fonseca no Coliseu do Porto: 20 anos de bagagem numa viagem pop rock


David Fonseca no Coliseu do Porto: 20 anos de bagagem numa viagem Pop Rock

David Fonseca está a celebrar 20 anos de carreira e comemorou a data com dois concertos especiais. Depois de passar pelo Coliseu de Lisboa, rumou a norte para celebrar com os nortenhos estas duas décadas de canções. Oficialmente vintage, David Fonseca continua na moda permanecendo como um nome significativo na música pop rock em Portugal.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157702196286521" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="30" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Foi em 1998 que Portugal viu surgir a banda que lançou David Fonseca. Os icónicos Silence 4 estrearam-se e desde logo caíram nas graças dos lusitanos. Esse sucesso manteve-se durante toda a existência da banda até que, em 2002, se dá desconstituição do grupo. É nesse ano que David Fonseca começa a percorrer os primeiros passos a solo. Hoje, depois de correr centenas de palcos dentro e fora do país, David Fonseca chega ao Porto com os seus 20 anos de música na bagagem.

O Coliseu do Porto não esteve cheio mas a energia sentida ao longo de todo o espetáculo foi a melhor. Centenas de pessoas que reviveram temas que têm acompanhado as suas vidas e continuam a tocar nas rádios.

Passavam dez minutos da hora combinada quando David Fonseca subiu ao palco juntamente com cinco músicos. Antes disso, o entretenimento e abertura de concerto havia sido feito de uma forma no mínimo peculiar. Duas pessoas mascaradas com fatos de cães dançaram e animaram o público antes da entrada do anfitrião.

Já com David Fonseca em palco, foi momento de iniciar o espetáculo que viria a decorrer ao longo de quase três horas. "Superstars" foi a primeira a fazer-se ouvir nesta sexta-feira à noite. Lançado em 2008, este tema elevou desde logo as expetativas e energia da plateia. Seguiu-se "Silent Void" e a inconfundível "Someone That Cannot Love" que o público mostrou saber de cor.

"O Porto é das cidade que eu mais gosto de tocar, mas isso vocês já sabem" – David Fonseca seguiu com "Find Myself Again" e chamou a espanhola Alice Wonder para interpretar consigo o tema "Resist", que partilham desde Janeiro de 2018.

O longo alinhamento seguiu com as familiares "Kiss Me, Oh Kiss Me" e "Hold Sill". Esta segunda teria a própria Rita Redshoes em palco mas, por um imprevisto, a cantora não pode estar presente. Por sua vez, o artista chamou ao palco a jovem portuense Cláudia Pascoal para o acompanhar neste tema.

Chegou a vez de "You Know Who I Am" que foi cantada apenas ao som da guitarra acústica de David Fonseca. Momento para chamar ao palco a segunda convidada da noite. Manuela Azevedo juntou-se ao músico para interpretar, com a sua energia contagiante, o tema "Futuro". Mas, antes de sair, houve ainda tempo para brindar o público com a familiar "Muda de Vida". Este tema, originalmente de António Variações, fez parte do projeto "Humanos" que juntou vários nomes da música portuguesa num disco inteiramente dedicado à obra de António Variações.

Ainda neste sentido, também o fadista Camané surgiu em palco para interpretar “Maria Albertina”. Mas como não há dois sem três, Manuela Azevedo volta ao palco para, juntos, cantarem a icónica "O Corpo é que Paga".

"Esta é uma festa e, como em todas as festas, tem que haver muitos convidados" – Estava dado o mote para chamar o humorista Bruno Nogueira para, em duo, apresentarem o tema "Ela Gosta de Mim Assim".

A noite seguiu com "Tell Me Something" e teve direito a bailarinas de dança do ventre em palco. David Fonseca não parecia ter nenhuma vontade de terminar o espetáculo e prosseguia com temas como "What Life Is For" e "Stop For a Minute". Esta segunda com o artista a entrar pela multidão e a cantar no meio da plateia.

"Porto, por mim podemos ficar até de manhã!" – Já se passavam quase duas horas de espetáculo quando o artista trouxe "I Just Can't Get Enough", canção original dos Depeche Mode. Altura para se despedir do público, literalmente em festa, com o tema "The 80's".

O primeiro encore levou David Fonseca de novo para o meio do público e contou com os merecidos "Parabéns" pelos 20 anos de carreira. Pudemos ouvir temas como "Slow Karma" e "This Racing Car" mas, novamente, dá-se a despedida do cantor em palco. Em competição de encores, David Fonseca estaria bem posicionado.

Este segundo encore teve um registo mais intimista e contou com o artista novamente entre os nortenhos. Um dos momentos mais bonitos da noite que resultou pela magia deste público do Norte e pela entrega de um artista que já merece um lugar nas páginas de história da música em Portugal.

"Song To The Siren" e "Eu Não Sei Dizer" fizeram as delícias do público e culminaram na surpresa de receber Sofia Lisboa em palco. A vocalista dos Silence 4 foi imediatamente acarinhada pela plateia e mostrou que o período conturbado pelo qual passou não lhe tirou a voz que tão bem interpreta o tema "Borrow".

O concerto viria a terminar com uma viagem no tempo que contrasta esta canção do primeiro álbum dos Silence 4, lançado em 1998, com a recente "Oh My Heart" que integra o seu último disco intitulado Radio Gemini.

David Fonseca despediu-se assim de um Coliseu do Porto que tão bem o recebeu. Quase três horas de canções que terminaram em festa porque, no final das contas, não é todos os dias que se comemoram 20 anos de carreira.

Fotografia: António Teixeira
Texto: Daniela Fonseca