Xavier Rudd no Hard Club: "O que diz o teu coração?" [fotos + texto]


Xavier Rudd no Hard Club: "O que diz o teu coração?" [fotos + texto]

Xavier Rudd regressou esta sexta-feira, dia 9 de setembro, para o primeiro de dois concertos em Portugal, marcando o início da digressão europeia Jan Juc Moon Tour. Quatro anos depois, o artista australiano voltou a pisar o palco do Hard Club, numa sala há muito esgotada por um público ávido de um bom concerto, mas acima de tudo, de uma experiência sensorial.

Xavier Rudd - Hard Club Porto 2022

A Bobby Alu, cantor australiano pouco conhecido do público português, coube a primeira parte do concerto e, desde logo, cativou pela simpatia, boa disposição e simplicidade das suas melodias. No entanto, foi com um cover de "Just The Two of Us", um clássico do incontornável Bill Withers, que preparou terreno para uma noite de boa energia.

Pelas 21h, Xavier Rudd subiu ao palco do Hard Club e foi acolhido pelos portuenses com o carinho e entusiasmo de quem recebe um velho amigo com um abraço apertado, após alguns anos de ausência. Foi neste ambiente com sentimento a "casa", que se entoaram temas do seu mais recente álbum Jan Juc Moon, mas também de Storm Boy e Spirit Bird, trabalhos de 2018 e 2012, respetivamente.

Num começo tímido, de quem sente uma certa estranheza inicial, foi com "Stoney Creek" que o público reconheceu aquela energia familiar e esboçou o primeiro de muitos sorrisos, numa espécie de quebra gelo para o que estaria por vir. Seguiram-se temas como "We Deserve to Dream", "Storm Boy", o tribal "Slidin Down a Rainbow" e "Ball and Chain", este último com a participação especial de Bobby Alu, que regressou ao palco para um dueto com Xavier Rudd, levando o público ao rubro.

De um hino enérgico contra o sistema, Xavier Rudd passou para um dos momentos mais emotivos e poderosos da noite com "Spirit Bird". Numa altura em que o mundo precisa desesperadamente de mensagens de amor e paz, o também ambientalista e ativista Xavier Rudd, soube como ninguém tocar a alma de todos os presentes e proporcionar um raro momento de união e reflexão.

"Follow the Sun", o tema mais conhecido do artista, encerrou a noite com cheirinho a praia, road trip e memórias de verão, havendo ainda espaço para uma pergunta inquietante: "O que diz o teu coração?". Embora a resposta seja individual, talvez o encore com "Let Me Be" e "Magic", tenha ajudado os mais distraídos e os buscadores de respostas. A liberdade para viver com a leveza necessária e de acordo com a nossa essência, a magia de deixar ir e desapegar do que já não acrescenta. No fundo, não será sobre isto?

Fotografia: António Teixeira
Texto: Ana Rosinhas