U2 anunciam digressão "The Joshua Tree". Barcelona é o destino dos portugueses


U2 anunciam digressão "The Joshua Tree". Barcelona é o destino dos portugueses

A banda irlandesa irá celebrar os 30 anos do lançamento do álbum de 1987, com concertos nos Estados Unidos e no velho continente. Portugal fora da lista.

Os U2 vão celebrar os 30 anos do lançamento do álbum Joshua Tree com uma digressão em que se propõem tocar todas as músicas desse disco. Mas, para já, não há qualquer concerto previsto em solo luso.

A banda de Bono irá percorrer os Estados Unidos e Canadá na companhia dos Mumford & Sons, The Lumineers e OneRepublic, com os High Flying Birds de Noel Gallagher a abrir os seus espetáculos na Europa.

Esta será a primeira vez que os U2 irão interpretar, na íntegra, um dos seus álbuns clássicos. E a digressão marca, igualmente, a primeira aparição da banda num festival de música norte-americano enquanto cabeça de cartaz; será no Bonnaroo Music & Arts, em junho.

Numa entrevista à Rolling Stone, Edge, guitarrista dos U2, explica que o grupo ainda não sabe exatamente como é que os concertos vão ser estruturados, mas explica que a ideia é passar por todas as canções desse disco.

A banda irlandesa adiou o lançamento do seu novo álbum, Songs of Experience, devido à eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos. Quem o diz é o guitarrista da banda, The Edge.

Segundo este, o novo álbum dos U2 estava "praticamente terminado", tendo a grande maioria das canções ali presentes sido escrita no início de 2016. "Mas depois o mundo mudou de repente", justifica o guitarrista.

The Edge avisa que a banda poderá, até, passar o ano de 2017 a compor canções novas. "É essa a posição em que estamos. Arranjámos um espacinho para nós em nome da criatividade", diz.

Os U2 partilharam um pequeno teaser, em vídeo, no qual celebram também o aniversário de The Joshua Tree.

Datas europeias dos U2 (c/ Noel Gallagher's High Flying Birds como banda de suporte):

8 julho: Twickenham Stadium, Londres
12 julho: Estádio Olímpico, Berlim
15 julho: Estádio Olímpico, Roma
18 julho: Estádio Olímpico, Barcelona
22 julho: Croke Park, Dublin
25 julho: Stade de France, Paris
29 julho: Arena de Amesterdão, Amesterdão
1 agosto: Estádio Rei Balduíno, Bruxelas

Os bilhetes para a digressão europeia serão colocados à venda na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro. As informações de bilhética para o concerto de Barcelona podem ser encontradas aqui.