Vanessa da Mata ao vivo no Coliseu do Porto [fotos + texto]


Vanessa da Mata ao vivo no Coliseu do Porto [fotos + texto]

"É tão bom estar de volta. Obrigada pelo carinho de estarem aqui" – Vanessa da Mata subiu ontem ao Coliseu do Porto para o segundo de dois espetáculos em terras lusas.

Com 40 minutos de atraso, Vanessa da Mata apresentou-se no coliseu para uma plateia bastante aquém da que é suportada pela sala, e durante quase duas horas, apresentou um concerto intimista bem diferente do seu registo – “Eu quero que se sintam na sala de estar da minha casa”. E assim foi. Além de cantar, dançou e partilhou histórias da sua vida.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157669666011632" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="20" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

A cantora começou o espetáculo com a sua "Viagem" e o tema "Samba a Dois" da banda carioca Los Hermanos. Seguiu-se "Espere por mim morena" de Gonzaguinha e antes que a artista pudesse passar para o seu 4º tema, gritava-se o golo de Portugal em bom som.

Já nos quartos-de-final ouvimos o tema "Baú", mais um tema do seu último álbum Segue o Som saído em 2014. Seguiu-se a "Carta" que foi escrita em 1890 e que marcou o fim da escravatura no Brasil, momento que emocionou a plateia.

"Agora um tema do meu marido Tom Jobim" – Vanessa da Mata brincou com o público e antes de interpretar "Chuva na Roseira" mostrou mais uma vez a sua admiração pelo compositor.

Acompanhada em palco apenas pelo piano, a guitarra e o violão, a cantora criou momentos musicais muito bonitos mas um dos mais aplaudidos foi a sua pequena interpretação acapela de "Maria da Minha Infância", um tema de Padre Zezinho.

Depois de "Te Amo" e "Meu Deus, Ave Maria" foi a vez do público nortenho mostrar que tem boa voz no temas "Ainda Bem" e "Amado", momentos aplaudidos pela cantora. Aproximava-se o final do concerto e as músicas mais familiares ao público faziam-se ouvir, com elas, o público ia perdendo a vergonha, como foi o caso de "Nada Mais" e "Não me Deixe só".

A última e mais esperada música foi cantada já no meio da plateia, "Boa Sorte" não teve Ben Harper mas teve todo o Coliseu do Porto em bom som.

"Foi um prazer! Muito amor para vocês e muito boa sorte e sucesso em tudo na vossa vida" – Vanessa da Mata despede-se assim de Portugal com a promessa de voltar.

Fotos: António Teixeira
Texto: Daniela Fonseca