Jamie Cullum na Super Bock Arena: duas pequenas horas de grande música


Jamie Cullum na Super Bock Arena: duas pequenas horas de grande música

Jamie Cullum atuou para uma casa cheia na Super Bock Arena. O cantor e pianista britânico, subiu ao palco 20 minutos depois da hora marcada sendo acolhido, calorosamente, por um público portuense relaxado e em preparação para o fim de semana.

Jamie Cullum - Super Bock Arena 2023

"Taller" foi o primeiro tema da noite, no qual Jamie Cullum se apresentou, ao piano, com elegância e sofisticação, numa espécie de formalidade em casa de velhos amigos, onde, normalmente, não há lugar a cerimónias. No entanto, Cullum logo se colocou à vontade, e trocou o desconforto do seu casaco de smoking por uma despretensiosa camisa estampada.

Foi num estilo irreverente e jovial, ao qual já nos habituou, e entre temas como "These Are The Days" e "The Age Of Anxiety", que Jamie Cullum falou dos seus amores e do amor por Portugal e se lançou numa atuação enérgica na qual, por duas horas, cantou, dançou, tocou piano e fez deste instrumento de percussão, não esquecendo os saltos habituais do piano para o palco.

De uma versatilidade e dinamismo incríveis, Jamie Cullum tocou e cantou temas como "I Get A Kick Out Of You" e "Shape Of You" havendo, ainda, espaço para generosos momentos a solo dos músicos que, de forma fenomenal, o acompanharam do início ao fim. Se por um lado, o som do contrabaixo e do trompete transportaram o público, ainda que por breves momentos, para o jazz dos anos 20, o tema "All At Sea", talvez o momento mais romântico e intimista da noite, reavivou experiências e boas memórias num público de todas as idades. É esse o incrível poder da música!

"When I Get Famous" e "Sinnerman", tema original de Nina Simone, deram o mote para a segunda parte do concerto. Cullum saltou do palco para o meio do público, que por sua vez saltou das cadeiras e não mais regressaram. Os mais reservados deixaram a timidez de lado e assim estava aberta a pista de dança. Que boa energia!

Mas como o que é bom termina demasiado rápido e a verdade é que a noite passou num abrir e fechar de olhos, o encore não tardou a chegar. Jamie Cullum regressou ao palco, mais uma vez, para temas como "Don't Stop The Music" e "What A Difference A Day Made", antes de se despedir de Portugal.

Assim terminou um concerto enorme onde, certamente, teríamos temas, disposição e energia para mais encores. A verdade é que um dia de sexta-feira sem Jamie Cullum teria feito muita diferença, foram duas pequenas horas de grande música. Jamie, à mesma hora na próxima sexta?

Fotografia: António Teixeira
Texto: Ana Rosinhas