Crystal Castles ao vivo no Hard Club, Porto [fotos + texto]


Crystal Castles ao vivo no Hard Club, Porto [fotos + texto]

Novos Castles regressaram a Portugal e voltaram a criar o caos no público, desta vez, no Hard Club.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157675837705532" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="16" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

O duo de canadianos, subiu ontem a uma das salas mais conhecidas da cidade do Porto para apresentar o seu mais recente álbum, Amnestry. Conhecidos por produções completamente melancólicas que juntam sons eletrónicos a vozes distorcidas, fizeram com que a noite de ontem não fosse exceção, oferecendo ao  público uma apresentação única e ruidosa como apanágio dos Castles.

A noite abriu com Pharrows, dj que depressa fez com que as primeiras filas se começassem a levantar do chão. A partir do momento que o grupo canadiano pisa o palco, rapidamente conseguiu fazer com que o Hard Club ficasse repleto.

O novo álbum, Amnestry, que foi revelado aos fãs no verão passado, veio como sucessor de III. Sendo este o quarto álbum da banda, não veio desiludir as expetativas do público, voltando a mergulhar em sonoridades caóticas e emocionantes. A adesão por parte dos fãs no concerto de ontem, veio  provar o sucesso deste novo formato dos Castles, ao oferecerem ao público luso alguns temas do novo álbum como "Frail" e "Fleece".

O projeto canadiano é presença habitual por terras lusas, mas o concerto de ontem ficou marcado pela estreia de Edith Frances em solo luso, a nova parceira de Ethan Kath que anteriormente partilhava o palco com Alice Glass (abandonou o projeto em 2014). Frances carrega na suas "costas" a dura tarefa de continuar a fazer dos Castles um dos projetos mais badalados da eletrónica mundial, e neste concerto no Porto sentimos que a química entre Ethan é total. Christopher Chartrand é o outro novo nome no projeto e assume papel de destaque na bateria.

"Not In Love" foi o derradeiro tema do concerto, com o público a manifestar o seu agrado perante a atuação "suada" dos canadianos. A nova dupla vai arrancar pela Europa e Estado Unidos numa digressão para a apresentação do novo álbum. Esta conta com 47 datas e é Lisboa que os vai receber hoje, no Paradise Garage.

Fotos: António Teixeira
Texto: Rita Pereira