Capitão Fausto no Vodafone Paredes de Coura: Bons filhos a casa de Coura tornam


Capitão Fausto no Vodafone Paredes de Coura: Bons filhos a casa de Coura tornam

O quarteto fantástico subiu até ao Minho para apresentar o seu álbum mais recente. Esquecidos não ficaram os êxitos que colocaram a banda nos palcos de todo o país e que os tornaram num dos nomes mais populares dos últimos anos.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="94480350@N05" sid="72157710355719231" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="15" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Os Capitão Fausto entraram em palco à uma hora da madrugada, decididos a aquecer o público nesta noite fria de 16 de Agosto. A sua última presença em Coura foi há três anos, sendo que desde então a banda deu passos enormes rumo a um lugar de referência na música portuguesa.

Na segunda noite do festival Vodafone Paredes de Coura, os quatro lisboetas optaram por continuar a divulgação do seu novo álbum Invenção do Dia Claro (2019), que embora tão recente já se mistura entre os êxitos da banda.

"Boa noite Paredes, boa noite Coura! É sempre uma alegria estar aqui, aqui estamos em casa!" referiu Tomás Wallenstein com um sorriso expressivo nos lábios.

Iniciaram com "Amanhã estou melhor" do penúltimo álbum Capitão Fausto têm os dias contados (2016) e prosseguiram para uma das novidades mais aplaudidas deste ano: "Faço as Vontades" de Invenção do Dia Claro (2019). A juntar a esta última música, os Capitão Fausto também mostraram o seu registo intimista mais maduro, não sem antes pedirem silêncio através de um expressivo "Shhhh". Seguir-se-ia "Amor, a Nossa Vida" em que Wallenstein trocaria a guitarra elétrica pelo piano. Os rapazes lisboetas estão progressivamente a deixar a irreverência do seu início de carreira para agora explorarem outras harmonias e outras influências que têm enriquecido o seu percurso musical.

Ainda assim, o grupo mostrou também que não houve uma rutura total com o seu passado de rock psicadélico atrevido, recorrendo a temas dos primeiros álbuns como "Santa Ana" e a sempre pedida "Teresa", ambas de Gazela (2011). A ousada "Maneiras Más" e os seus solos instrumentais também não poderiam faltar neste espetáculo em jeito de consagração da carreira da banda até à data.  O encerramento ficou a cargos dos The Beatles com a grandiosa "Here Comes The Sun", ao mesmo tempo que a banda se despedia e agradecia sinceramente todo o apreço da multidão.

Dificilmente seria possível um alinhamento que deliciasse mais os adeptos deste conjunto. Paredes de Coura foi de facto uma casa que assistiu com atenção ao crescimento destes moços de Lisboa. Atuações atrás de atuações, os Capitão Fausto provam que são uma alegria de ver e que embelezam qualquer cartaz, seja ele de que festival for. O sucesso da banda nos últimos tempos tem sido tremendo e, como comprovado hoje, merecido.

Equipa Noite e Música Magazine no Vodafone Paredes de Coura
Fotografia: Júlia Oliveira
Textos: Gonçalo Neves
Edição: Nelson Tiago