Rock in Rio marcou presença na Comic Con Portugal


Rock in Rio marcou presença na Comic Con Portugal

A 3ª edição da Comic Con Portugal aposta na música ao contar com a presença do Rock in Rio na Exponor, em Matosinhos.

A Comic Con é considerada como a maior convenção de cultura pop em Portugal ao ser um espaço que liga várias artes como a literatura, o cinema, as séries, os videojogos, a manga e o anime e o cosplay. Porém, esta 3ª edição contou com uma novidade no seu programa. Este ano houve uma aposta na música com a iniciativa "A influência da Música na Cultura Pop". Esta iniciativa trouxe ao auditório da Exponor a Orquestra das Beiras e a presença de Zé Ricardo, diretor artístico do Rock in Rio. Com o objetivo de mostrar a importância que a música tem na cultura pop, o público teve direito a uma viagem às origens do Rock in Rio pelas palavras e memórias de Zé Ricardo.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157677571657676" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="16" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Segundo o diretor artístico, o Rock in Rio, idealizado por Roberto Medina, nasceu no Brasil, em 1985, "como uma provocação". Inicialmente, o país não tinha estruturas para receber um festival daquela dimensão e muitos foram os esforços para que este ocorresse com sucesso no Rio de Janeiro. Havia quem criticasse que o que era muito pop tinha pouca qualidade. No entanto, artistas inconfundíveis do pop foram marcando presença no festival, nomeadamente os Queen, Beatles, David Bowie, Elvis Presley, Ray Charles, Prince, Michael Jackson e Madonna. Estes nomes tão importantes foram relembrados ao decorrer do concerto através das palavras de Zé Ricardo e da transmissão de imagens de alguns destes artistas. Estes ícones da música muito contribuíram para que a cultura pop ganhasse cada vez mais reconhecimento e valor na opinião de todos. Porém, foi a referência a Michael Jackson que originou um maior número de palmas, artista que faleceu ainda este ano.

O Rock in Rio é hoje em dia um festival com enorme influência na cultura pop e surge como uma oportunidade para vários artistas ganharem uma maior visibilidade. Zé Ricardo salientou ainda que a música pop tem um futuro brilhante à sua frente, uma vez que conta, atualmente, com nomes como Justin Timberlake, Rihanna, Beyoncé, Katy Perry e Lady Gaga. "Temos de arriscar para sermos genuinos",  concluiu assim o seu discurso.

O público teve ainda o prazer de ouvir êxitos musicais do cinema tocados pela Orquestra Filarmónica das Beiras como "Missão Impossível", "Jurassic Park", "Indiana Jones", "Senhor dos Anéis" e "Star Wars".

Em conversa com o público, Zé Ricardo ressaltou várias vezes como o maior evento da cultura pop em Portugal muito tem a ver com o Rock in Rio. Paira agora no ar a possibilidade de mais futuras parcerias entre a Comic Con e o Rock in Rio.

Fotos: António Teixeira
Texto: Filipa Melo