Porto recebe IndieJúnior Allianz em fevereiro


Porto recebe IndieJúnior Allianz em fevereiro

1.º Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto – realizado em parceria com a Câmara Municipal do Porto – terá lugar de 7 a 12 de fevereiro, no Teatro Municipal Rivoli, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett e no Cinema Trindade.

Em conferência de imprensa na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Carlos Ramos, da direção do festival que conta com o apoio da Allianz (que também dá nome ao evento) e da Câmara Municipal do Porto (que disponibiliza dois dos três espaços onde vão decorrer as sessões), destacou que vão ser seis dias com várias sessões de cinema, ateliers e oficinas que pretendem levar as escolas e as famílias ao cinema.

Guilherme Blanc, adjunto do presidente da Câmara Municipal do Porto para a Cultura sublinhou o entusiasmo da autarquia na receção do projeto e lembrou que se trata de um primeiro ano de "teste".

Por seu lado, o responsável da Allianz presente na conferência de imprensa, Jorge Godinho, sublinhou que o apoio da seguradora ao evento não se quer ficar por uma edição apenas.

São seis dias para ver mais de 50 filmes de todo o mundo, destinados a crianças e a adolescentes, segmentados em programas para famílias, escolas e público em geral. Tendo em conta o público a que se destina: +3, +6, +10 e +13 anos e no caso das escolas: pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos – o festival engloba na programação filmes de animação, ficção e documentários.

A programação é composta por uma competição internacional com curtas e longas metragens, um foco sobre o trabalho de dois realizadores vistos em perspectiva, uma secção dedicada a grande clássicos de filmes sobre a infância/adolescência e uma secção dedicada aos primeiros filmes vistos por diversas personalidades.

A competição internacional será avaliada por dois júris. O Júri Internacional será sub-dividido: uma parte composta por três personalidades do meio artístico (júri adulto) e a outra composta por cinco crianças/jovens (júri infanto-juvenil) que atribuirão dois prémios. O Júri do Público será composto por todos os espectadores das sessões, que poderão votar na final das mesmas.

Em breve serão anunciadas mais informações sobre o IndieJúnior Allianz, nomeadamente, a programação em termos de filmes, atividades e convidados.