PLAY – Prémios da Música Portuguesa 2022: Os Vencedores


PLAY - Prémios da Música Portuguesa 2022: Os Vencedores

Os prémios oficiais da música portuguesa regressaram ao Coliseu dos Recreios com sala cheia e atuações inéditas. Ana Moura e Dino D'Santiago venceram em duas categorias. Simone de Oliveira viu a sua longa carreira distinguida. Conhece aqui todos os vencedores.

A 4.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, a maior festa da música nacional, teve lugar no Coliseu dos Recreios no dia 05 de maio, numa celebração que pode voltar a contar com a proximidade do público.

A cerimónia pública de entrega dos prémios, que tem como objetivo premiar e distinguir os artistas e bandas nacionais, de acordo com as diversas categorias, através dos seus álbuns e/ou canções editados entre 01 de Outubro de 2020 e 31 de Dezembro de 2021 tendo como anfitriã Filomena Cautela.

Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela AUDIOGEST (que reúne editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes) e pela GDA (que representa artistas, executantes e intérpretes da música portuguesa) sendo por isso os prémios oficiais da música portuguesa.

Dino D'Santiago ganhou "Melhor Artista Masculino" e Ana Moura foi considerada a "Melhor Artista Feminina" e arrecadou ainda "Melhor Videoclip" com "Andorinhas". The Black Mamba foram considerados o "Melhor Grupo". O Prémio da Crítica foi entregue a Dino D’Santiago e o Prémio Carreira a Simone de Oliveira.

Quanto aquele que é talvez o mais cobiçado galardão da noite – a Vodafone Canção do Ano é o único prémio votado pelo público – a escolha não surpreendeu: o tema "Onde Vais", de Bárbara Bandeira feat. Carminho, foi o grande vencedor.

Lista completa de vencedores:

Melhor Artista Feminina: Ana Moura
Melhor Artista Masculino: Dino D'Santiago
Melhor Grupo: The Black Mamba
Melhor Videoclip: "Andorinhas", de Ana Moura
Melhor Álbum de Jazz: "Unlimited Dreams", de João Lencastre's Communion
Melhor Álbum de Fado: "Horas Vazias", de Camané
Prémio Lusofonia: Paulo Flores
Prémio da Crítica: Dino D'Santiago
Artista Revelação: EU.CLIDES
Melhor Álbum de Música Clássica: "Portuguese Music for Piano Duo", de Luís Duarte e Lígia Madeira
Melhor Álbum: "70 Voltas ao Sol", de Jorge Palma
Prémio Carreira: Simone de Oliveira
Canção do Ano: "Onde Vais", de Bárbara Bandeira e Carminho