O que há de novo no Talkfest? Nós ajudamos!


O que há de novo no Talkfest? Nós ajudamos!

O que há de novo nesta 5ª edição do Fórum Internacional de Festivais de Música? A redação da Noite e Música Magazine dá uma ajuda.

A Noite e Música Magazine, esteve à conversa com Ricardo Bramão, fundador da APORFEST e do Talkfest para sabermos quais as novidades desta 5ª edição.

Com 4 anos de sucesso, este grande evento de conferências e trocas de experiências, muda-se para a FIL na 5ª edição. Este, cresceu e, associou-se à Feira Internacional de Turismo, como resposta à necessidade de se alargar e de ter melhores condições de acesso, transportes e essencialmente de comprimir tudo em dois dias para facilitar a adesão das pessoas, não comprometendo as suas áreas profissionais.

Job Fair

Nasce assim, no Talkfest, a primeira feira de emprego na área dos festivais. Esta iniciativa é o resultado da evolução da APORFEST na área de empregabilidade uma vez que as equipas de organização de festivais ou eventos, são reduzidas. Neste sentido a Job Fair é a mais recente iniciativa deste fórum, dando a possibilidade aos novos talentos de se promoverem através do seu CV, para análise imediata ou posterior podendo assim aproveitar todo o networking profissional da área.

Iberian Festival Awards

8 mil votos, foi o número que superou as expectativas da organização, nesta primeira edição dos Iberian Festival Awards. A APORFEST, em conjunto com a Festival Awards, entidade europeia que distingue anualmente os melhores eventos da europa, criou os Iberian Festival Awards que consiste na entrega de prémios dos melhores festivais de Portugal e Espanha. O processo de candidaturas foi bastante exigente no que toca à validação das mesmas, sendo um requisito a defesa e respetiva justificação da categoria escolhida. A adesão a esta iniciativa por parte dos espanhóis foi consideravelmente mais imediata, comparativamente aos portugueses, que só mais tarde manifestaram o seu interesse e recetividade. A gala para a entrega dos prémios realiza-se no dia 3 de Março na FIL.

Quem irá marcar presença?

Roberto Carreras (managing director Muwom – ES); Pierre Aderne (artista – FR); Pedro Martinez (CEO Glaciar/ Utopia Festival – ES); Miguel Angel Garcia (CEO Charco – ES); Peter de Cuyper (Produtor/ Road manager – BE); Almudena Heredero (director Primavera Sound Pro); Raúl Ramos (director Asimétrica); Bernard Seco (communication & sponsor director SOS 4.8); Andrés San José (director Ticketea) e Scott Witters (CEO Glownet) são os oradores internacionais que irão marcar presença no evento.

A falta de cooperativismo ainda latente nas organizações portuguesas, tem vindo a ser combatida com a existência deste fórum de discussão, por forma a que estas passem a partilhar mais o seu know how profissional. Como de costume, nesta 5ª edição, para além de ser um espaço de networking continua a ser considerado um local de aperfeiçoamento de competências através dos seminários dados por áreas chave como a de Drogas e Segurança, onde podemos contar com: um responsável da segurança privada, o Comissário Nacional da PSP e o Diretor do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. A organização escolheu reunir profissionais de várias áreas que, direta ou indiretamente atuam ou influenciam este meio dos festivais. Tanto organizadores como entidades paralelas têm interesse em manifestar conhecimentos e experiências por forma a enriquecer e esclarecer os intervenientes ao serem abordadas questões pertinentes do interesse de quem atua ou pretende atuar neste meio.

Missão/Objetivo da organização

O Talkfest vem promover uma discussão mais neutra e fidedigna sobre os festivais de música, promovendo debates técnicos e científicos, assim como a partilha de conhecimento da industria em questão.

Ao estabelecer sinergias entre participantes e profissionais da área, acaba por promover uma rede de contactos e de "business to business", além de contemplar novas ideias, projetos e tendências que apoiam, recebem e promovem o debate entre oradores ligados a festivais europeus.

A missão do Talkfest é criar a oportunidade de reflexão e debate entre todos e promover a expansão e sustentabilidade da indústria dos festivais, através de conferencias, seminários, apresentações científicas e profissionais, documentários e concertos.

Até hoje, o único Fórum Internacional de Festivais de Música em Portugal, conta com mais de 4000 participantes, 161 oradores (14 internacionais), 70 parceiros, media partners e patrocínios e 22 concertos.

Consulta já toda a programação em talkfest.eu e não percas esta grande oportunidade!

Texto: Maria João Fernandes e Rita Afonso Rodrigues