NOS em D'Bandada regressa ao Porto em setembro e já tem cartaz completo


NOS em D'Bandada regressa ao Porto em setembro e já tem cartaz completo

O NOS em D'Bandada 2016 foi hoje apresentado em conferência de imprensa no parque de estacionamento do Silo Auto, espaço que se estreia este ano no itinerário do evento, marcando o início de edição deste ano.

Ao longo de 10 horas, a música vai tomar conta da Baixa do Porto, com mais de 50 concertos gratuitos em 14 espaços da cidade, reunindo nomes consagrados e bandas em ascensão.

O cartaz hoje apresentado volta a apostar na música portuguesa e na apresentação dos melhores projetos musicais do país, agregando todos os géneros musicais, ou não fosse esta uma festa de todos e para todos.

Nesta que será já a sua sexta edição, o NOS em D'Bandada volta a contar com o apoio da Câmara Municipal do Porto e a ter Henrique Amaro como diretor artístico e programador.

MIGUEL ARAÚJO NO SILO AUTO
Entre as muitas novidades deste ano, o destaque maior vai mesmo para o Silo Auto, que se apresentará como o novo espaço musical desta edição, sendo o palco escolhido para um concerto inédito de Miguel Araújo (na foto), presença assídua desde a primeira edição. O músico interpretará temas que compôs para o reportório de vários artistas portugueses, como Ana Moura, António Zambujo ou Carminho.

A abrir o espaço, a partir das 14 horas, vão atuar dois artistas escolhidos pelo próprio Miguel Araújo: Edu Mundo e Tatanka. O Silo Auto vai receber, ainda, um mercado de música e um espaço de refeição para quem quiser começar esta longa maratona mais cedo.

FESTA AFRICANA NO COLISEU
Depois de no ano passado se ter estreado no itinerário do NOS em D'Bandada, o Coliseu do Porto volta a fazer parte da programação em 2016, abrindo agora as suas portas a uma grande festa de música africana, com Selma Uamusse, Kimi Djabaté e Bonga. O DJ Rocky Marsiano assegurará que a música não para na abertura e nos intervalos dos concertos.

Outro dos pontos altos da programação será a grande festa de encerramento, que marcará o regresso do mítico Club Kitten à cidade do Porto. Além de João Vieira, também conhecido como DJ Kitten, outros artistas convidados serão brevemente anunciados, tal como o local da festa.

ORELHA NEGRA NA PRAÇA DOS POVEIROS
Um pouco mais acima, a Praça dos Poveiros contará novamente com grandes nomes do hip-hop português, merecendo também destaque a atuação dos Orelha Negra. Keso, Bispo, Corona e Pro'seeds são outros dos nomes confirmados no alinhamento deste espaço.

Por sua vez, e num formato inédito em Portugal, a Praça de Gomes Teixeira (Praça dos Leões) vai transformar-se numa pista de dança, acolhendo dois soundsystems, num frente a frente entre os DJ Simply Rock e Roots Dimension.

REGRESSO AO PASSEIO DAS VIRTUDES
Mas as novidades não se ficam por aqui. Em 2016, o Jardim de João de Chagas (Cordoaria) passa a ser o espaço central da programação infanto-juvenil, com concertos e atividades didáticas logo a partir das 16 horas.

Por outro lado, o Passeio das Virtudes volta a fazer parte da programação do NOS em D'Bandada, recebendo a partir das 17 horas a apresentação do novo disco dos You Can't Win, Charlie Brown e ainda os Salto, banda da cidade do Porto cujo último álbum tem precisamente como título Passeio das Virtudes.

CICLO DE CINEMA DOCUMENTAL A ABRIR
A outra novidade desta edição é que o NOS em D'Bandada será iniciado com uma mostra de cinema documental, em parceria com o Porto/Post/Doc, entre 13 e 16 de setembro, na sala Passos Manuel, com a presença de vários convidados especiais que irão debater sobre fenómenos de transformação da música contemporânea

De resto, o NOS em D'Bandada voltará também a marcar presença, a 17 de setembro, em espaços como o Ateneu – que terá como grande destaque a atuação dos Glockenwise -, Café Au Lait, Cave 45, Era uma vez em Paris, Maus Hábitos, Passos Manuel, Plano B e Rua de Cândido dos Reis, onde o DJ de serviço será o ator Nuno Lopes.

Como sempre, todos os espetáculos são de entrada livre, estando a entrada limitada apenas pela lotação de cada espaço.

Aqui fica a lista completa dos artistas: 800 Gondomar, Bispo, Bonga, Cachupa Psicadélica, Cave Story, Chibazqui, Club Kitten, Corona, Correia, Dj Rocky Marsiano, DJs Bodyspace, Edu Mundo, Filho da Mãe, First Breath After Coma, Fugly, Galgo, Ghost Hunt, Gin Party Soundystem, Golden Slumbers, Grutera, Keso, Kimi Djabaté, Landim, Lemon Lovers, Lourenço Crespo, Marvel Lima, Miguel Araújo, Nuno Lopes, Old Yellow Jack, Orelha Negra, Plus Ultra, Príncipe Showcase, Pro'Seeds, Quelle Dead Gazelle, Roots Dimension Soundsystem, S. Pedro, Sallim, Salto, Selma Uamusse, Simply Rockers Soundsystem, Surma, Tatanka, The Dirty Coal Train, The Miami Flu, The Poppers, The Sunflowers, Toulouse, You Can't Win, Charlie Brown.

Os horários e a distribuição dos concertos pode ser consultado aqui.