Guano Apes e Rui Veloso no AgitÁgueda 2022


Guano Apes e Rui Veloso no AgitÁgueda 2022

Os alemães Guano Apes atuam no dia 9 de julho e o veterano Rui Veloso no dia 16 de julho.

Os Guano Apes e Rui Veloso foram confirmados no festival AgitÁgueda, em Águeda, com concertos agendados respetivamente para os dias 9 e 16 de julho.

De presença assídua em palcos nacionais, os alemães Guano Apes já deram vários concertos na região beirã, em especial nas festas académicas de Coimbra. Tendo em conta que não lançam qualquer álbum desde 2014, os Guano Apes têm optado por um alinhamento mais histórico nas suas atuações, onde dão destaque ao disco que os projetou: Proud Like a God, de 1997.

Rui Veloso é um dos artistas mais influentes da música portuguesa, com canções e sucessos que atravessam gerações. Considerado o "pai do rock" cantado em português, é um dos nossos melhores compositores e intérpretes e uma das maiores referências do cancioneiro nacional dos últimos quarenta anos. "Chico Fininho", "Porto Sentido", "Não Há Estrelas no Céu", "A Paixão" e "Porto Covo" são alguns dos maiores êxitos da sua longa obra.

Com um orçamento superior a 800 mil euros e cerca de 900 pessoas envolvidas na sua preparação, entre artistas, técnicos e voluntários, o festival de Águeda deverá ter um impacto na economia local estimado em mais de oito milhões de euros, contas feitas com base em edições anteriores, animadas pela motivação dos públicos para os eventos pós-COVID-19.

"Além do impacto económico, o festival tem um saldo muito positivo na transformação da cidade, sendo surpreendente e vai continuar a surpreender, sendo esse o DNA do projeto", comentou Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda, na apresentação do evento.

O restante cartaz da edição deste ano do AgitÁgueda é este:

6 de julho – X-Tense
8 de julho – Bispo + Julinho KSD
10 de julho – Noble
13 de julho – Chico da Tina
14 de julho – Sara Correia
15 de julho – Vitão
21 de julho – Nena
22 de julho – Luísa Sonza
23 de julho – Maninho + Karetus

Serão 23 dias de intensa programação cultural com concertos, palco After-Hours com DJ's, Arte Urbana, Feira de Artesanato, espetáculos de Vídeo Mapping, o Carnaval Fora D' Horas, o Colour Day, o Encontro de Estátuas Vivas, eventos desportivos, tasquinhas que mostrarão o melhor da gastronomia do concelho e o espaço Agitakids para os mais novos. A entrada é livre.