Fusing Culture Experience: Música, Arte, Desporto e Gastronomia


Fusing Culture Experience: Música, Arte, Desporto e Gastronomia

Festival regressa à Figueira da Foz em agosto com muitas atividades no seu cardápio. Os Norton estão entre as bandas confirmadas.

O Fusing Culture Experience, evento que junta num só espaço Música, Arte, Desporto e Gastronomia, regressa este ano à Figueira da Foz nos dias 14, 15, 16 de agosto.

A primeira edição do Fusing decorreu em 2013, onde passaram pelo recinto cerca de 20 mil pessoas, número que a organização acredita mais do que duplicar na edição deste ano.

A redução do número de dias do evento face ao ano anterior, passando de 4 para 3 dias, é justificada por um maior investimento em cada um dos dias. "Ao reduzirmos o número de dias para 3 conseguiremos ter um cartaz mais forte, mais consistente e proporcionar uma experiência mais intensa, mais diversificada e inesquecível a quem nos visita", afirma Carlos Martins da organização.

Em 2014, a organização do Fusing tem como principal objetivo superar as expectativas da edição anterior, ao proporcionar aos visitantes uma experiência única e contribuindo para uma dinamização cultural da cidade.

Na vertente musical, no dia 14 de Agosto, o palco Fusing vai contar com os estreantes For Pete Sake, com a portuense Capicua, com os experientes You Can’t Win Charlie Brown e os já reconhecidos Primitive Reason, a assumir as honras de cabeça de cartaz. Por sua vez, o palco Experience vai ser presenteado com a presença de nomes como Noiserv, First Breath After Coma, Sensible Soccers, Trikk, White Haus e o americano mascarado, Slow Magic. Porque a música não chega só aos palcos principais, o Cooking Lounge Pingo Doce e o Lounge Pleno também se fazem ouvir. O jazz do Quarteto de Mário Santos chega à casa da Gastronomia do Fusing enquanto Ghetthoven lança o seu groove no Lounge Pleno.

No segundo dia, 15 de Agosto, Cícero é cabeça cartaz do Palco Fusing onde Norton (na foto), Peixe : Avião e Capitão Fausto também fazem parte. Por sua vez, o Palco Experience abre as portas à electrónica com Octa Push e SlimCutz & Ace, e à pujança dos Salto, Nice Weather For Ducks, Miura e A Velha Mecânica. O jazz volta ao Cooking Lounge Pingo Doce pelas mãos de Vicente/Marjamaki enquanto Livre de Consumo assume o leme do Lounge Pleno neste segundo dia de Fusing Culture Experience.

The Legendary Tigerman encabeça um palco Fusing que não poderia ser mais rico no terceiro e último dia do evento. Fachada, Dead Combo e PAUS são os nomes que fecham o palco principal. Boys Noize Records Showcase com D.I.M. e Djedjotronic, Sequin, Orlando Santos e When The Angels Breathe são os donos e senhores do palco Experience, palco esse que irá receber também o concurso de bandas "Da Garagem ao Palco". Red Trio e Le cirque du freak são os nomes do Cooking Lounge Pingo Doce e Lounge Pleno, respectivamente.

Na vertente do desporto, o Surf e os desportos náuticos têm uma nova casa no Fusing Culture Experience este ano. A Surf Village é uma zona que evoca o clima e ambiente surfista e que reforça o peso que o Desporto tem no Fusing Culture Experience.

Com um espírito havaiano e radical, a Surf Village oferece um vasto leque de atividades. Para além das aulas de surf, bodyboard, kayak surf, skimming e surf adaptado pela SURaddict fora do recinto, o público irá ter à disposição paddle surf e kayaks gratuitos durante os três dias do evento com o apoio da Figueira Kayak Clube e Clube Náutico da Figueira da Foz.

Num ambiente mais descontraído, o público pode ainda optar por participar em sessões de Corpo e Mente ao final da tarde, bem como desfrutar do Lounge Pleno, que contará com um clima chill out conduzido por um performer dedicado ao Reggae e ao Sunset.

O Slide, uma parede de Escalada, o Wakeboard e aulas para crianças de surf, bodyboard e skimming vela fecham as atividades desportivas.

A Arte Urbana regressa ao festival com obras de arte de cortar a respiração (promete a organização), o Fusing aumenta o "museu" a céu aberto que iniciou na edição passada. Valorizando a história da cidade, os desportos náuticos e a cultura piscatória da Figueira, inúmeros artistas da curadoria WOOL vão dar uma nova vida à paisagem Figueirense.

Os portugueses Pantónio e Tamara Alves e os romenos AITCH e Saddo vão pintar espaços públicos da cidade com muita cor, enquanto que Panda do Transe vai trazer ao FUSING várias instalações nos locais mais inusitados de bonecos moldados com papel e fita-cola com dimensões humanas, os seus Estúpidos. Por sua vez, a Garagem das Artes no recinto vai ter como convidados o fotógrafo Miguel Oliveira, com a partilha de dicas e fotos dos festivais onde já passou, o Bboy Speedy, os projectos artísticos móveis Roulote e Pátio Ambulante, os apaixonados pelos Vinis e pelo Scratch Mr. Mute e o Dj X-Acto, as ilustrações de André Fernandes Trindade e a cultura da bicicleta pela mão de Laura Alves.

As últimas tendências gastronómicas voltam a marcar presença na segunda edição do Fusing Culture Experience, desta vez com um novo espaço e muitas outras novidades. Este ano, o Fusing vai contar com o Cooking Lounge Pingo Doce dentro do seu recinto, um espaço verde dedicado inteiramente à Gastronomia e à degustação dos alimentos mais frescos.

Com uma área de 1000 m2, construído com  cerca de 1233 paletes e composta por mais de 120 árvores, a Gastronomia do Fusing aproxima-se de quem a visita, ao contar com programação no interior do recinto.

O passe geral para o evento está disponível nos locais habituais por €39 euros. Por sua vez, o bilhete diário custa €17.

Conhece todos os horários do festival aqui.

Participa no nosso passatempo.