Comprar o Primeiro Baixo Elétrico: O Que Precisa Saber Antes De Decidir?


Está a decidir comprar o seu primeiro baixo elétrico? Ótimo! Neste artigo vamos explorar alguns pontos-chave a considerar antes de fazer a sua compra.

Um dos primeiros pontos que vai querer considerar é a estética – quer seja um estilo clássico ou algo mais único.

O preço é outro fator a considerar ao comprar o seu primeiro baixo elétrico. Embora não o possamos ajudar a decidir quanto dinheiro gastar – isso depende de si – podemos orientá-lo na direção certa!

Poderá também sempre aconselhar-se com quem mais percebe de música e instrumentos, nomeadamente baixos elétricos.

Nascida em 2013, a loja de instrumentos musicais Ludimusic, uma marca 100% portuguesa que herdou a experiência de uma família com 60 anos de ligação à música e aos instrumentos, fornece serviços e produtos a milhares de músicos.

Sendo estes especialistas na divulgação, venda e distribuição de instrumentos musicais, poderão ajudar e aconselhar à escolha do baixo elétrico mais adequado para si.

O que precisa saber antes de comprar um baixo elétrico?

O tamanho

O comprimento da escala de um baixo elétrico é determinado pela distância entre a ponte e a pestana:

  • os baixos de escala curta têm um comprimento de escala de 31 polegadas ou menos;
  • os baixos de escala longa têm um comprimento de 34 polegadas ou mais.

Os baixos elétricos de curta escala são tipicamente utilizados por pessoas de menor estatura e com mãos mais pequenas do que as suas contrapartes que tocam instrumentos de longa escala.

Os instrumentos de escala mais curta têm um timbre mais grave quando comparados com os de escala mais longa. Os baixos de menor escala são comuns em rock, metal e outros géneros onde as baixas frequências são enfatizadas.

Os instrumentos de escala mais longa permitem tocar notas mais agudas do que os instrumentos de escala mais curta. Os instrumentos de escala mais longa são comuns em todos os estilos de música onde se usa o baixo.

Número de Cordas

Se é novo no mundo da música, pode ficar confuso com os diferentes números de cordas que um baixo pode ter. Os baixos têm 4, 5, ou 6 cordas – quais são as diferenças entre todos?

4 Cordas

Baixos de 4 cordas são os mais comuns. Podem ser utilizados em quase todos os géneros e podem ser afinados para se adaptarem a praticamente qualquer estilo de música que se esteja a tocar. Os baixos de 4 cordas são os mais utilizados na maioria dos géneros musicais e são os mais recomendados para quem esteja a começar.

5 Cordas

Os baixos de 5 cordas têm uma corda "Si" grave extra. Isto permite uma maior variedade no som e facilita a reprodução de certos tipos de música.

6 Cordas

Baixos de 6 cordas adicionam outra corda "Dó" mais aguda, tornando-os ainda mais versáteis do que os modelos de 5 cordas. São perfeitos para música rock ou outros estilos que requerem o uso pesado de notas abaixo ou acima da gama padrão de um instrumento de 4 cordas.

Estilo e Marcas

Tal como para as guitarras elétricas, existem dezenas de formatos de corpo para baixos. Contudo, o corpo do tipo Stratocaster é o mais comum e prevalente na maioria das marcas de baixos.

Fender, Ibanez e Musicman são três marcas muito conhecidas que produzem modelos de baixos em forma Stratocaster, com boas ofertas para principiantes. A Ludimusic, por exemplo, tem uma ampla opção deste tipo de baixos.

Acessórios

Sendo um instrumento elétrico, o baixo não tem capacidade de amplificar o seu próprio som. Para poder começar a tocar, para além do baixo em si, precisará de um amplificador. O amplificador liga-se ao baixo através de um jack de 1/4 de polegada, que também terá de adquirir.

Para transportar o instrumento, é comum o uso de um saco de transporte. Muitas marcas incluem sacos de tecido na compra do seu baixo. Se quiser mais proteção, existem estojos rijas feitas para proteger o seu instrumento de impactos e líquidos.

Outro acessório que recomendamos é um suporte para ter onde colocar o seu baixo elétrico quando não o estiver a utilizar. Um suporte será crucial para manter o seu instrumento numa posição neutra que não comprometa a integridade do braço, prolongando a vida do baixo.

Um afinador também é crucial no kit de acessórios para garantir que as cordas estão afinadas corretamente.

Com a informação que dispusemos já tem as bases para poder começar a procurar o seu primeiro baixo!

Existem muitos formatos de corpo e disposições de captadores que são exclusivos a algumas marcas, por isso gaste tempo a procurar várias marcas e modelos para ter a certeza que encontra algo que se adapte às suas necessidades, desejos, gosto e orçamento!