Vodafone Paredes de Coura: dia 4 (20/08), com Chvrches, Portugal. The Man e The Tallest Man on Earth


Vodafone Paredes de Coura: dia 4 (20/08), com Chvrches, Portugal. The Man e The Tallest Man on Earth

100 mil festivaleiros na edição deste ano do Vodafone Paredes de Coura, avança a organização, que sublinha que o evento esteve a poucas centenas de pessoas de esgotar. Sabe tudo sobre o derradeiro dia do festival minhoto. Até 2017!

O último dia da 24ª edição do Vodafone Paredes de Coura arrancou com os portugueses Grandfather's House. Oriundos de Braga, o trio abriu hostes para um dia que viria a ser marcado pela armada portuguesa. Pouco antes do turbilhão rock provocado pelo duo português Filho da Mãe & Ricardo Martins, os The Last Internationale apresentavam-se no palco principal do festival, desmerecendo para o guitarrista e baterista português que agarraram grande parte do público do festival com as descargas eléctricas.

The Last Internationale

Este mesmo público viria mais tarde a ser arrebatado pelo concerto dos também portugueses Capitão Fausto, talvez o concerto mais aclamado do dia. A banda de Tomás Wallenstein apresentou o mais recente disco, Capitão Fausto têm os dias contados, talvez um dos melhores discos portugueses para este ano. Adorados e acalorados pelo público português, os Capitão Fausto são a prova viva que há um caminho a trilhar para uma nova banda rock portuguesa com a dimensão atual de uns Linda Martini. Levam o concerto da noite para muita gente. Sem margem para erro, por sinal.

De volta ao palco secundário, o pós-punk dos Motorama leva também um dos momentos altos da noite. Embora o público do festival seja cada vez menos a cara dos Motorama, os russos enquadraram-se bem e mantiveram um concerto acima do que se esperava. Neste mesmo palco, veríamos mais tarde a beleza e harmonia pop dos Cigarettes After Sex. Greg Gonzalez provou que estamos perante um dos nomes mais doces e encantadores surgidos na pop da última década.

Cigarettes After Sex

Kristian Matsson é sueco e pouco conhecido pelo seu nome próprio. Se lhe falarmos em The Tallest Man on Earth será bem mais fácil a associação à sua música. Com canções pop-folk recheadas de alguma tristeza e comoção, o cantautor rendeu-se ao anfiteatro natural de Coura, revelando até que sonha com o local. A emoção gerou-se entre o público e o artista e Kristian deixou o festival arrepiado, tal como deverá ter abandonado o palco após o concerto.

The Tallest Man on Earth

Dois dos nomes mais aguardados da palete de cabeças de cartaz do festival estariam para chegar. Portugal. The Man e Chvches encerrariam o festival no que toca aos grandes concertos. Os primeiros, muitíssimo aguardados pelo público, não se fizeram de rogados e cumpriram o que se esperava. Um concerto à altura da vontade do público. Já Chvrches não conseguiram impressionar da mesma forma e a prová-lo estavam as pequenas massas de público que foram abandonando o anfiteatro durante a atuação dos britânicos. Um concerto pouco acelerado para um fecho de festival que pedia um retenção maior na memória sobre os dias que ali se tinha vivido. Em 2017, o festival de Paredes de Coura comemora 25 anos e sabemos que da assinalável data poderemos esperar muito.

Portugal. The Man

Chvrches

Equipa Noite e Música Magazine no Vodafone Paredes de Coura
Fotos: Hugo Sousa
Textos: José Costa
Edição: Nelson Tiago


,