The Mission ao vivo no Paradise Garage, em Lisboa [fotos + texto]


The Mission ao vivo no Paradise Garage, em Lisboa [fotos + texto]

Os 30 anos de carreira da banda britânica The Mission foram celebrados a noite passada em Lisboa com o Paradise Garage esgotado. Depois do Porto, foi a vez da capital receber a banda de rock gótico que se fez acompanhar pelos sul-africanos The Awakening.

Às nove horas em ponto, ainda enquanto fãs devotos dos The Mission iam preenchendo o Paradise Garage e no meio de muitas conversas, os The Awakening entraram em cena. Bateria, baixo, guitarras e voz preencheram o palco com um género musical a que o guitarrista e vocalista Ashton Nyte chama de dark future rock.

O Paradise Garage já tremia com os fortes aplausos do público quando os The Mission entraram em palco. Depois da passagem da anterior banda de Wayne Hussey em Portugal, Sisters Of Mercy, os The Mission esgotaram a lotação no Porto e em Lisboa. A banda, que lançou no dia 30 do mês passado o álbum Another Fall From Grace, foi recebida de braços abertos pela audiência.

"Beyond The Pale", "Serpent’s Kiss" e "Like a Hurricane", cover de Neil Young, introduziram a noite deixando o público automaticamente estático. Olhando à volta via-se uma multidão vestida de preto, muitos com camisolas da banda, que cantou e saltou durante todo o concerto. "Olá, tudo bem? Nós temos um álbum novo, muito bom" diz Wayne em bom português soltando algumas gargalhadas da audiência.

"Met-Amor-Phosis", o single do último álbum Another Fall From Grace, "Tyranny Of Secrets" e "Like a Child Again" fizeram também parte de uma lista com cerca de vinte músicas que preencheram quase duas horas de concerto. No entanto, a noite não se fez apenas de boa música mas também de boas surpresas: dançarinas em palco para "Tower Of Strenght", confettis no ar e Wayne a cantar "Can’t Help Falling In Love", o grande clássico de Elvis Presley lançado em 1956, enquanto se resolviam problemas técnicos do baixo.

Mas foi para o encore que a banda reservou os clássicos mais conhecidos. Após alguma insistência dos fãs, Wayne Hussey volta a entrar em palco para uma versão acústica de "Stay With Me", do primeiro álbum lançado em 1986 God’s Own Medicine. Mas o momento alto da noite estava para chegar. Com toda a banda novamente em palco ouve-se "Butterfly On A Wheel", o tema da banda mais ouvido no Youtube, seguido de Severina", os dois clássicos que todos esperavam ouvir. A banda saiu de palco novamente mas o apoio do público persistia, o que deu direito a um segundo encore de uma performance que terminou em grande com "Deliverance". "Give me, give me, give me, deliverance. Brother, sister, give me, give me!" cantava a audiência acompanhada apenas do bombo da bateria terminando assim o concerto.

The Mission, que estiveram em Portugal a última vez em 2011, celebraram em grande os 30 anos de carreira com a ajuda dos The Awakening que ficaram encarregues da abertura do concerto. A satisfação dos fãs foi evidente e transparecia nos sorrisos que todos esboçavam no final da noite.

The Awakening

Fotos: Rui Jorge Oliveira
Texto: Maria Roldão


,