Queen + Adam Lambert ao vivo na Altice Arena: a rainha viverá [fotogaleria + texto]


Queen + Adam Lambert ao vivo na Altice Arena: a rainha viverá [fotogaleria + texto]

Passaram já dois anos desde a última prestação dos Queen no Rock In Rio Lisboa perante 74 mil pessoas. Na noite passada o conjunto deu início à digressão europeia na capital portuguesa com um incrível e elaborado espetáculo de som, luz e vídeo que emocionou a Altice Arena.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157697768378975" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="30" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Casa cheia e tudo a prontos, pouco passava da hora agendada quando se desligaram as luzes da Altice Arena para o início do concerto. Frank, a personagem robótica que figura a capa do álbum de 1977 News Of The World, foi o personagem principal na abertura do espetáculo que o aclamado produtor Ric Lipson desenhou. O tema "Tear It Up" foi a banda sonora para a entrada dos Queen em palco.

Foi em 1971 que Brian May, Roger Taylor, John Deacon e Freddie Mercury formaram os Queen. Quase 50 anos depois, e já sem dois dos membros iniciais, os temas do conjunto mantêm-se no seio da cultura mundial e poucos ou nenhuns faltaram no alinhamento da noite passada. "The Show Must Go On", "Another One Bites The Dust", "Don't Stop Me Now" ou "Somebody To Love" são apenas algumas das canções que a audiência da arena cantou a plenos pulmões, emocionando Brian May que agradeceu efusivamente o apoio português.

Em 2014, o miúdo que se tornou estrela no American Idol, viu realizado o seu sonho de criança quando começou a digressão com a banda que acompanha desde a infância. Ontem, Adam Lambert revelou ser fã de Queen e estar ele próprio estupefacto com a posição em que se encontra, pedindo à audiência que, com ele, homenageasse Freddie Mercury. Discretamente, o vocalista adicionou ainda ao alinhamento o tema original "Lucy" que lançou com o guitarrista Brian May em 2015.

Roger Taylor, um dos membros fundadores e o icónico baterista do conjunto, cantou "I'm In Love With My Car" e, com a mesma energia (ou quase) de antigamente, participou num duelo de percussão com o baterista que acompanha a banda nesta digressão.

Ainda que apenas de forma virtual, presente esteve também o icónico Freddie Mercury. Numa comovente homenagem, e sozinho no centro da arena, Brian May tocou e cantou "Love Of My Life", emocionando toda a plateia que aplaudiu efusivamente o cantor. A homenagem virtual repetiu-se no encore com um vídeo da interação do cantor com o público no estádio de Wembley em 1986.

A despedida da realeza britânica foi feita de coroa na cabeça e ao som dos grandes e inesquecíveis clássicos que deixaram (finalmente) toda a plateia de pé: "We Will Rock You" e "We Are The Champions”, ambos do álbum News Of The World.

A estreia da digressão europeia de Queen foi a noite passada na Altice Arena, mas o conjunto segue já amanhã para Espanha onde darão continuidade à aguardada tournée.

Fotos: Rui Jorge Oliveira
Texto: Maria Roldão