Hermanos Gutiérrez no no Coliseu dos Recreios: Guitarras para viajar


Hermanos Gutiérrez no no Coliseu dos Recreios: Guitarras para viajar

Alejandro e Estevan Gutiérrez voltaram ao nosso país apenas 2 semanas depois da sua presença no festival Vodafone Paredes de Coura para nos voltar a fazer viajar por paisagens que vão desde o deserto norte-americano até aos Cosmos.

📸 Andrin Fretz 📋 Miguel Lopes

A dupla de irmãos equatoriano-suíços é um caso de sucesso no nosso país. Depois de deslumbrarem na natureza da Praia Fluvial do Tabuão, vieram encher o Coliseu dos Recreios que se revelou ainda mais indicado para ouvir em silêncio (e até fechar os olhos) as músicas "cantadas" pelas guitarras dos Hermanos. Todas as músicas têm uma história e cada uma proporciona a sua viagem por diferentes paisagens.

Estevan, mais comunicativo, vai conduzindo o concerto e contando a maior parte das histórias antes de pegar na sua guitarra (e por vezes percussão) para acompanhar o mais calado Alejandro que vai alternado entre a guitarra e a "lap steel guitar" que acrescenta algo diferente ao som desta banda.

O concerto não foi muito diferente do de há duas semanas em Paredes de Coura e passou pelos vários álbuns da banda, inclusive o novo "Los Ojos del Condor" quer irá sair a 25 de setembro. Deste mesmo ouvimos "Canto Andino" e a homónima "Los Ojos del Condor".

Para além disso, os Gutiérrez passaram pelas suas colaborações com Dan Auerbach dos Black Keys que produziu os últimos álbuns da banda e ainda a colaboração com o ídolo Jack Johnson no seu filme "Surfimusic".

Foi um concerto para desfrutar e viajar, reconhecendo o local onde se sentem em casa, o deserto norte-americano e as influências que vão do já referido Jack Johnson, a Ennio Morricone e até aos referidos em Paredes de Coura, os Dead Combo.