Sétima Legião @ Coliseu do Porto


Foram 30 os anos de carreira comemorados nesta última tour dos Sétima Legião. No Porto, o coliseu contava com mais de meia casa, mas os presentes pouco ou nada se importaram com a pouca afluência. Foram cerca de 1000 os que fizeram questão de marcar presença neste que foi o último concerto de uma tour revivalista, que, diga-se de passagem, começou e terminou na cidade Invicta que tão bem acolheu a banda.

Depois do espetáculo na Casa da Música, foi tempo do coliseu. As cadeiras da histórica casa de espetáculos do Porto, começaram a encher à hora que era previsto iniciar o concerto; já soavam as 21h e ainda poucas pessoas marcavam presença… No entanto, pouco antes das 21h30, as luzes da sala apagaram-se e os acordes de praticamente todos os instrumentos dos músicos, se começaram a ouvir.

Numa set-list recheada de hits, o concerto contou com a presença dos Gaiteiros de Lisboa para cantar "Caminhos de Santiago" e "Reconquista", que com uma alma e energia incomparáveis, arrancaram das cadeiras uma plateia que até então se encontrava bem calma e descontraída.

Os maiores sucessos da banda, foram cantados (e repetidos durantes os dois encores que a banda apresentou) em uníssono com os músicos. "Sete Mares", "Porto Santo" e "Por Quem Não Esqueci" foram os temas que mais aclamações arrancaram da audiência.

Numa noite que de vários estilos musicais se compôs, vimos e ouvimos uma Sétima Legião madura, muito madura, ou Rodrigo Leão, Nuno Cruz, Pedro Oliveira, Gabriel Gomes, Paulo Marinho, Ricardo Camacho e Paulo Abelho não contassem já com 30 anos de carreira. Apesar de todos os membros da banda terem seguido a certa altura da vida musical rumos rítmicos diferentes, neste último encontro fizeram com que a (re)união fizesse a força e mostraram que todas as experiências que viveram nos diversos palcos que já pisaram, com todos os artistas com quem já atuaram, se tornasse ainda mais visível e deram a todos os presentes um pouco das suas vivências e de tudo o que aprenderam durante as últimas 30 décadas.

De desilusões não se fez a noite, e apesar de merecerem uma sala mais composta, os Sétima Legião terminaram a sua turné da melhor maneira possível: rodeados de verdadeiros fãs, que tão bem os acolheram neste regresso a casa e que fizeram questão de os lembrar que, caso ainda restassem dúvidas, que "velhos são os trapos".

Venham mais 30.

Alinhamento:
COM ESTAS MÃOS
O BAILE (Inst.)
NOUTRO LUGAR
TÃO SÓ
AGUARELA
PORTO SANTO
A PARTIDA
A VERTIGEM
O CANTO E O GELO
SETE MARES
CAMINHOS DE SANTIAGO (Gaiteiros)
RECONQUISTA (Gaiteiros)
MIL MANEIRAS DE AMAR
TANGO DO EXÍLIO
EL REY AFONSO VI
SEM TER QUEM AMAR
POR QUEM NÃO ESQUECI
Encore:
PORTA DO SOL
ATMOSPHERE
GLÓRIA
POIS QUE DEUS ASSIM O QUIS (Gaiteiros)
Encore 2:
A COR DE MAIO
SETE MARES

Fotos e Texto: Marta Ribeiro


,