Ornatos Violeta @ Coliseu do Porto: reunião de gerações


Os Ornatos deixaram-nos em pleno auge da sua carreira, tornando-se um fenómeno da música nacional. Volvidos 10 anos os Ornatos Violeta regressam a casa com as suas canções que marcaram uma geração.

A reunião da família Ornatos estava agendada para sete concertos nos coliseus. O fim assinalou-se há dez anos, mas nem por isso os ouvintes se deixaram de renovar, numa continuidade estrondosa de um legado de apenas dois discos de originais.

A espera terminou, e num coliseu lotado, Manuel Cruz e companhia provaram que são uma banda que mete toda a gente a cantar e a vibrar de princípio ao fim. Não são precisos convidados, simplesmente os Ornatos e as suas músicas que fazem o público transbordar de emoção.

Ao longo de duas horas e meia, num concerto composto por quatro encores, Manuel Cruz, Nuno Prata, Elísio Donas, Peixe e Kinörm desfilaram os seus temas na sua cidade, no seu coliseu.

Todos estavam lá: família, amigos, figuras públicas e acima de tudo a família Ornatos. Numa sala com vontade de sentir emoções com "Ouvi Dizer", "Capitão Romance", "Dama do Sinal", "O.M.E.M.", "Chaga" e todas as outras.

Depois de 36 temas, Manuel agradece ao público: "Obrigado por me fazerem feliz – Nós voltamos por vossa causa!", exclamou o cantor com uns palavrões pelo meio.

Miúdos e graúdos que nesta noite voltarem a ser miúdos, sempre souberam que o fim teria de chegar, na sua verdadeira ascensão da palavra. E foi com o "Fim da Canção" que a banda colocou ponto final numa atuação cuja a perfeição não se terá deixado manchar por condições sonoras menos favoráveis.

Não sabemos quando voltarão a reunir-se e a pisar um palco, mas uma coisa é certa: Os Ornatos Violeta marcaram e marcam a música portuguesa e as suas canções para sempre se irão fazer ouvir.

Alinhamento:
Para Nunca Mais Mentir
A Dama Do Sinal
Tanque
Para de Olhar Para Mim
Um Crime À Minha Porta
Mata-me Outra Vez
Dia Mau
Os Sítios onde eu o Esqueço
Gato com Dois Chifres
Há-de Encarnar
Chaga
Sacrificar
Coisas
Débil Mental
Bigamia
1 Beijo = 1000
Nuvem
Deixa Morrer
Notícias do Fundo
Ouvi Dizer
Capitão Romance
Encore:
O.M.E.M.
Punk Moda Funk
O Amor É Isto
Homem De Princípios
A Metros de Si
Tempo de Nascer
Encore 2:
Raquel
Marta
Chuva
Devagar
Como Afundar
Encore 3:
Bebe e Cai
Pára-me Agora
Dias de Fé
Encore 4:
Fim da Canção

Fotos: Miguel Oliveira
Texto: Nelson Tiago


,