Harlem Gospel Choir @ Teatro Aveirense


A sala principal do Teatro Aveirense, no centro de Aveiro, foi pequena para receber todos os fãs deste fantástico grupo de Gospel que se encontra no nosso país para uma digressão que vai fazer as delícias dos amantes de Gospel. As vozes em coro, os pequenos arranjos instrumentais, as batinas tradicionais, o humor característico e a simpatia foram ingredientes certos nesta noite fria.

O Harlem Gospel Choir entra em palco à hora marcada e rapidamente o público se mostrou bastante entusiasmado, neste concerto de cariz especial, homenageando a Whitney Houston e celebrando esta época festiva que está a chegar.

Durante todo o espetáculo a interação com o público foi uma constante, sempre com uma pitada de humor característico, o grupo pedia ao público animação, acompanhamento e chegando mesmo a descer do palco para conviver com os mais efusivos.

Cada canção era carregada de uma grande emoção e simbolismo, arrancando suspiros e emoções por parte do público que ia acompanhando o grupo durante a atuação, principalmente nas canções de homenagem à grande artista Whitney. O grupo que chegou até Aveiro, constituído por 7 mulheres e 2 homens, acompanhados ainda por 1 pianista e 1 baterista, iam demonstrado individualmente o seu potencial vocal, com alguns dos temas mais conhecidos da carreira da cantora.

Fazendo uma pequena pausa nas canções de homenagem, um dos tenores apresenta assim um momento de gospel puro, existindo automaticamente uma agitação enorme por parte da plateia que se agitava, batia palmas e acompanhava todo o grupo da melhor forma possível.

O grupo acabou por fazer um pequeno intervalo de 15 minutos, descansando as vozes e chegando ao palco novamente com um dos temas mais aclamados do público, "I will always love you", responsabilidade de uma das mais poderosas vozes de todo o grupo, arrancando suspiros, reações e palmas efusivas durante alguns minutos.

Com um novo guarda roupa, o grupo sobe ao palco com muito mais energia e conseguindo também levar os presentes a participar no espetáculo. Assim que os primeiros acordes surgem e o público é questionado sobre qual seria a música seguinte que fala de um determinado dia, eis que toda a sala entra em euforia e a alegria e animação toma conta do palco e de todas as cadeiras do Teatro Aveirense, com o "Happy Day", foi provavelmente o momento alto de todo o espetáculo.

No final do concerto o público é chamado ao público, acompanhando o grupo enquanto este canta e dança um dos temas mais populares de Whitney Houston, terminando em grande e com muita emoção em cima do palco. O final do espetáculo culminou numa sessão de autógrafos e contacto entre o grupo e os seus fãs, no átrio do espaço.

Fotos: Ana Martelo
Texto: Arminda Esgueirão


,