Tiago Bettencourt ao vivo no Coliseu do Porto [fotos + texto]


Tiago Bettencourt ao vivo no Coliseu do Porto [fotos + texto]

Concerto de Tiago Bettencourt no Coliseu do Porto levou a palco os convidados Fred Ferreira, Pedro Abrunhosa e Márcia, encheu!

Tiago Bettencourt estreou-se no Coliseu do Porto, uma das salas mais emblemáticas do país, no passado sábado, 7 de novembro, com uma plateia que juntou quase três mil fãs.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157658667807993" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="30" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Ainda não eram 20h e 30m e a entrada para o Coliseu já ganhava vida. O público esperava na fila, com um sorriso ansioso, a sua vez para entrar. A sala começou a compor-se com um público de todas as idades.

Passava já alguns minutos da hora anunciada. Tiago Bettencourt, o músico/compositor, que aos 22 anos gravou o seu primeiro disco dos Toranja, calorosamente aplaudido pelos fãs, dava inicio, ao piano, ao seu primeiro concerto no Coliseu.

Brindou o público, curioso, com a interpretação da música "X", poema de Florbela Espanca, do disco Tiago na toca e os Poetas, de 2011, tema que foi acompanhado com aplausos pela assistência. Depois da interpretação, ao piano, do tema "Espaço Impossível" e, de guitarra na mão, dirigiu-se à plateia: "Boa noite Coliseu. Muito obrigada por terem vindo. Espero que tenham uma boa noite. Esta moldura que se vê daqui é muito bonita. Espero que tudo corra bem."

Com o público mais descontraído, e dividido entre piano e guitarra e com reportório de temas antigos e do seu novo álbum Do Princípio, e depois da música "MARIA", Tiago anunciou um dos seus convidados. Fred Ferreira, ex-baterista dos Buraka Som Sistema, presenteou o público com a interpretação do tema "Ameaça". De referir que, Fred Ferreira participou com Tiago em três músicas, designadamente "Morena", "Maria" e "Ameaça".

Temas como o "Jogo" e "Laços" não foram esquecidos, apesar de Tiago salientar à plateia, que não tinha as músicas alinhadas. Tiago deu a conhecer que o tema "Sara" que será single . O tema "Canção do Engate" levou a plateia ao rubro, que não se inibiu de acompanhar o músico. Tiago Bettencourt, emocionado, referiu que a primeira vez que veio  atuar ao Porto  foi com os Toranja, no Teatro Sá da Bandeira, quando anunciou o segundo convidado, Pedro Abrunhosa, com quem cantou os temas "Carta" dos Toranja e "É Preciso Ter Calma", de  Pedro Abrunhosa.

Depois desta atuação, Fred Ferreira regressou ao palco e os fãs foram presenteados com o tema "Morena”. A magnífica interpretação levou o público a aplaudir de pé.

Tiago atuou, depois, com Márcia. Interpretaram o tema "Se me aproximar", seguido de um momento intimista, em que ambos falaram da entrevista que o músico deu ao programa de televisão "Alta definição",  o que marcou,  de forma positiva, o concerto. Foi com tema "Insatisfação" que cantora se despediu da plateia.

O público pedia e o músico fazia a vontade. Temas como "Aquilo que não fiz", "Eu esperei" foram altamente apreciados.

Feito pelos fãs, o encore contou com os temas "Eu esperei", do álbum  Acústico; "O Jardim", "Chocamos tu e eu".

Com mais de duas horas de espetáculo, Tiago Bettencourt agradeceu ao público dizendo : "Que bom é regressar ao Porto!".

Com os seus 14 anos de sua carreira, o artista conta com cinco discos a solo: O Jardim (2007), Em Fuga (2010), Tiago Na Toca & Os Poetas (2011), Acústico (2012), Do Princípio (2014), o mais recente trabalho e de que faz parte o tema "Morena" que conta com grande sucesso.

 O Coliseu de Lisboa, recebe o músico, pela primeira vez, no dia 14 de novembro.

Fotos: António Teixeira
Texto: Cândida Cunha