Talkfest com Luís Araújo: o contínuo apoio do Turismo de Portugal aos novos e velhos festivais portugueses


Talkfest com Luís Araújo: o contínuo apoio do Turismo de Portugal aos novos e velhos festivais portugueses

Presidente do Turismo de Portugal mencionou a importância dos festivais no fluxo do turismo nacional.

O Talkfest arrancou ontem novamente em Lisboa para mais uma leva de conferências. A equipa da Noite e Música Magazine esteve a assistir à conferência "os festivais como veículo turístico e fluxos de público das "novas" cidades" que contou com a participação do moderador José Carlos Araújo (TVI) e dos oradores André Rebelo (Bruch Electronik Lisboa), Luís Araújo (Turismo de Portugal – na imagem), Luís Mendes Alves (Porto Lazer), Vasco Cornélio da Silva (Campo Pequeno) e Júlio Resende (músico e compositor), este último que substituiu Salvador Sobral, o músico vencedor do Festival da Canção 20107 que não pôde estar presente na conferência.

Era então objetivo deste debate compreender a importância dos festivais como um produto turístico e rampa de lançamento para as "novas" cidades. Júlio Resende, em tom mais romântico, comparou a música ao amor e salientou a grande importância de dar continuidade à promoção da música enquanto produto e linguagem universal.

Por outro lado, e de uma forma bastante mais lógica, não tão emotiva, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, que apoia festivais desde 2015, revela a constante vontade do Turismo de Portugal de apoiar mais e mais festivais portugueses. Para Luís, estes apresentam uma grande parte da nova cultura portuguesa e do fluxo do turismo no nosso país.

Relativamente à sustentabilidade e enquadramento dos festivais no espaço, Luís Araújo acrescenta a importância de pensar um festival tendo sempre em conta a conjuntura local bem como o contexto do festival relembrando que os estes devem ser também "eventos que os turistas percebam" porque "a cultura cresce mais se se vender mais".

Equipa Noite e Música Magazine no Talkfest
Fotos: Rui Jorge Oliveira
Textos: Maria Roldão
Edição: Fábio Ferreira