Simple Minds no Coliseu dos Recreios: o rock em formato acústico [fotos + texto]


Simple Minds no Coliseu dos Recreios: o rock em formato acústico [fotos + texto]

Os escoceses Simple Minds visitaram a capital portuguesa e revisitaram 40 anos de carreira em formato acústico. Ao cargo da primeira parte esteve a também escocesa KT Tunstall.

KT Tunstall é o nome artístico da cantora escocesa Kate Victoria Tunstall. Nascida em 1975, é ela que tem acompanhado os Simple Minds na digressão acústica e europeia. Jim Kerr, vocalista dos cabeças de cartaz, introduziu a noite apresentando a cantora com quem a banda partilha a nacionalidade.

KT Tunstall

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157683402369275" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="16" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Acompanhada apenas de guitarra e loop pedal, e sem vergonhas, KT apresentou-se em português e estreou-se em Portugal com o tema "Golden Frames". "Black Horse & The Cherry Tree", canção que foi dada a conhecer no programa britânico de Jools Holland, teve direito a uma breve passagem de kazoo pelo conhecido "Seven Nation Army". Não sem antes tocar um dos mais recentes temas "It Took Me So Long to Get Here, But Here I Am", lançado em 2016, a cantautora despediu-se em português e encerrou a estreia com "Suddenly I See". Pela iniciativa de um membro do público, toda a audiência se levantou para cantar este último tema.

Mas não demorou até que o público se levantasse novamente: a emocionante entrada de Simple Minds não era para menos. Cherisse Osei, percussionista, entrou sozinha em palco para um momento de pura percussão que acompanhou a entrada da banda. Jim Kerr, vocalista e membro fundador da banda, não hesitou e saltou para a plateia enquanto cantava e tirava selfies com o público, começando cedo uma relação de grande proximidade com os lisboetas.

Simple Minds

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157683302554536" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="25" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Usualmente a banda é composta por Jim Kerr, Charlie Burchill, Mel Gaynor, Andy Gillespie e Ged Grimes. A digressão acústica contou não só com a participação de alguns dos membros actuais Jim Kerr, Charlie Burchill e Ged Grimes, mas também com a presença de Cherisse Osei, Gordy Goudie, guitarrista, e Sarah Brown, vocalista. Os músicos convidados tiveram também oportunidade de brilhar: a introdução foi dada por Cherisse; Sarah cantou o tema "Dancing Barefoot", cover de Patti Smith Group; e Gordy, cantando, fez jus ao tema "Andy Warhol" de David Bowie.

Temas como "Mandela Day", "Chelsea Girl", "Waterfront" ou "Sanctify Yourself" ecoaram no Coliseu entre histórias humorizadas pelo vocalista. Mas o momento alto da noite foi evidentemente "Don’t You (Forget About Me)". O público, sempre receptivo, cantou e saltou tornando pouco claro que se tratava de uma plateia sentada.

O encore contou novamente com a participação de KT Tunstall que desta vez fez parelha com Jim Kerr ao som de "Promised You a Miracle" e "For What It’s Worth" (cover de Buffalo Springfield). "Alive And Kicking", o eterno clássico, deu por terminada uma grande prestação dos escoceses que, apesar da idade e de celebrarem 40 anos de carreira, provaram estar "Alive And Kicking", tal como diz a letra.

Os Simple Minds estiveram no Coliseu dos Recreios para passar em revista uma longa e reconhecida carreira e seguem agora para o Porto na companhia da doce voz de KT Tunstall.

Fotos: Rui Jorge Oliveira
Texto: Maria Roldão