Iron & Wine ao vivo na Casa da Música, Porto [fotos + texto]


Iron & Wine ao vivo na Casa da Música, Porto [fotos + texto]

O Porto recebeu na noite de segunda-feira, na Casa da Música, o projeto Iron & Wine, do cantor norte-americano Sam Beam, na 6ª edição do Misty Fest. Vê as imagens e sabe como correu o concerto.

Sem banda e apenas acompanhado por duas guitarras, Sam fez a sua estreia na cidade invicta para uma plateia inicialmente tímida, num ambiente minimalista onde, além de artista e instrumentos, figuravam apenas uma mesa com água, vinho e um único foco de luz. O que poderia parecer uma apresentação solo monótona, rapidamente transformou-se numa atmosfera de intensa conexão entre o músico e a plateia. Depois de dizer que gostaria de saber falar português, Sam pediu uma sugestão ao público e abriu o concerto com a canção "Such Great Heights" após de alguns acordes e sorrisos.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157660731939436" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="8" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Com muita simpatia, o artista conduziu o concerto sem “set list”, o que aumentou ainda mais a interação com o público.  Parando em alguns momentos para afinar a guitarra e beber vinho português, Sam elogiou por várias vezes a plateia, chegando a dizer "Eu não sei se vocês entendem o que é estar numa sala cheia de pessoas que não conheço e que continuam a sorrir e a olhar para mim à espera que toque. É realmente muito bom!".

Apresentando temas como "Caugh In The Briars", "Rabbit Will Run", "Lovers’ Revolution" e "Boy With A Coin", o cantor agraciou os presentes com arranjos novos em quase todas as músicas, numa encantadora mistura de voz e guitarra, interrompida de vez e quando por um "shiiiu" que ele dirigia à plateia, sempre sorrindo.

Após dezoito músicas, Sam despediu-se do público: "Este é o meu primeiro dia no Porto, vocês fizeram dele um dia muito especial. Obrigado!" e foi calorosamente aplaudido de pé, até que acabou por regressar a palco e cantou "Flightless Bird", sem guitarra, apenas homem e voz perante os olhos admirados de quem o assistia, fazendo daquela noite um momento impactante e inesquecível para quem lá esteve.

Fotos: Carina Guilherme
Texto: Camila Câmara