Editors no Coliseu do Porto [fotogaleria + texto]


editorsporto

Antes do concerto começar… antes dos Editors pisarem o palco do Coliseu do Porto para apresentar The Weight Of Your Love, o quarto disco de originais lançado em junho, já o público estava completamente rendido à banda, facto que predizia ou uma grande noite ou uma grande deceção.

The Weight Of Your Love é o primeiro álbum a ser gravado com os novos elementos da banda, Justin Lockey e Elliot Williams, uma mudança que marca um novo rumo musical para a banda. Mas mesmo com estas mudanças a banda britânica de post-punk, influenciada por grupos como Joy Division, Elbow ou Echo & The Bunnymen, pisou o palco confiante e cheia de garra.

E mal pisaram o palco perceberam que não tinha que puxar pelo público, que este conhecia de ponta a pavio o último álbum, por isso desde o primeiro minuto Tom Smith e companhia limitaram-se a responder às expectativas de todos os que pagaram ao redor de 25€ ("Paguei 25€ para os ver espero que valha a pena, vai valer a pena!" –ouvia-se pelos recantos do Coliseu do Porto) para os ver e responderam muito bem!

As pessoas que ocupavam o Coliseu (não estava cheio mas bem composto) vibravam com cada acorde e cantavam cada canção com a mesma garra com que Tom Smith se entregava em cada tema, a sua expressiva plasticidade comunicava com o público à perfeição o que suprimia os aproximadamente 4 metros de distância que havia entre o público e o palco.

A primeira parte do espetáculo foi entregue aos belgas Balthazar, que foram bem recebidos pelos fans dos Editors, que apesar de gostarem da banda sabiam que eram apenas o aperitivo da noite.

Fotos: Nuno Fangueiro
Texto: Aida Suarez


,