Djavan ao vivo no Coliseu do Porto [fotos + texto]


Djavan ao vivo no Coliseu do Porto [fotos + texto]

Com novo álbum e sucessos já consagrados, o cantor e compositor brasileiro Djavan apresentou-se no Porto no último domingo para uma sala repleta de admiradores que ansiavam pelo regresso do músico já tão conhecido e querido em Portugal.

"Venho pra cá sempre com uma alegria imensa. Este show é dedicado ao amor não correspondido, mas quem veio aqui buscando celebrar o amor eterno veio ao lugar certo!"

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157672614724353" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="640" num="13" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Calorosamente recebido no Coliseu, Djavan trouxe seu novo disco, Vidas Pra Contar, onde fala da relação com sua mãe, que foi quem primeiro terá percebido nele a vocação musical, assim como das suas raízes nordestinas, já que é natural de Maceió, no estado brasileiro do Alagoas.

Aos 67 anos, o brasileiro esbanjava energia e carisma, iniciando o espetáculo com  os temas "Se Não Vira Jazz" e "Miragem", mas foi na terceira música, "Te Devoro", que a relação com a plateia intensificou-se, somando assim inúmeras vozes e palmas ritmadas à melodia. Na sequência instalou-se um clima mais romântico com as músicas "Me Leve", "Outono", "Alívio" e "Não É Um Bolero", abrindo-se durante esta última um grande livro sobre o palco que exibia frases e versos com a caligrafia do cantor, numa representação de como nascem suas composições.

"Quando eu estava compondo este disco senti vontade de trazer o meu nordeste, lugar onde eu nasci, de volta para a minha vida. Quis falar do povo, dos costumes, da religiosidade, da beleza das moças, então compus Vida Nordestina" – com estas palavras, Djavan embalou o ritmo tipicamente nordestino e em seguida presenteou o público com seus grandes sucessos "Açaí", "Pétala" e "Oceano", gerando uma vez mais coro em toda a sala.

"Sempre em entrevistas eu falo da relação com a minha mãe, que é a responsável direta por eu estar aqui, foi ela quem viu em mim o dom de cantar. Quando eu era jovenzinho, uns 7 anos, ela dizia ‘meu filho, você tem uma voz bonitinha, quem sabe um dia você vai ser cantor!’, então para este disco eu quis falar disso e compus Dona do Horizonte."

Apresentando músicas do seu novo trabalho, Djavan chamou o público para junto de si, cumprimentando os fãs que estavam mais a frente com beijos e apertos de mão. Em seguida novamente houve canto e palmas com a canção "Lilás".

Ao despedir-se, Djavan declara "Obrigado! Amei! Adorei, Porto!", levando a plateia a pedir encore efusivamente, o que o fez regressar após alguns minutos com as músicas "Um Amor Puro", "Azul" e encerrou com chave de ouro com o sucesso "Sina".

"Para mim, foi uma noite muito feliz, quero voltar sempre, não me esqueçam! Obrigado!"

O novo álbum Vidas Pra Contar (2015) rendeu a Djavan 4 nomeações para os Grammy Latinos, o que apenas ressalta ainda mais o inegável talento do músico.

Fotos: Carina Guilherme
Texto: Camila Câmara