Comic Con Portugal: cultura pop invadiu Exponor pela terceira vez consecutiva [fotos + texto]


Comic Con Portugal: cultura pop invadiu Exponor pela terceira vez consecutiva [fotos + texto]

A 3ª edição da Comic Con Portugal ocorreu entre os dias 8 e 11 de dezembro na Exponor, em Matosinhos, e contou com mais de 72 mil visitantes durante estes 4 dias.

A maior convenção de cultura pop em Portugal contou com 6 pavilhões onde ocorreram várias atividades ao longo destes dias. Faziam ainda parte do recinto 6 auditórios com caraterísticas distintas e dedicados a diferentes áreas como o cinema, televisão, banda desenhada, literatura e videojogos.

Após o sucesso da edição de 2015, que contou com mais de 53 500 visitantes, registou-se este ano um acréscimo de cerca de 20 mil pessoas, comprovando o sucesso e a enorme margem de desenvolvimento do evento. A avaliar pelo crescimento verificado, é garantida uma evolução contínua para o futuro.

Apesar do enorme aumento em termos de público, ficando a Comic Con Portugal a 19 visitantes dos 73 mil, a circulação foi bastante fluída, fruto da grande melhoria na produção e logística oferecendo um espaço bem organizado e funcional, garante a organização em comunicado.

Durante o evento, o público teve acesso a diversas zonas com atividades variadas: a Hall of Fame, dedicada às sessões de autógrafos, os Meet & Greet, caso o público quisesse ter um contacto mais próximo com os artistas, e a Photo Booth onde era dada a oportunidade dos fãs tirarem uma foto com os mesmos. O recinto da Exponor contou ainda com painéis que traziam convidados e onde se discutiram determinados temas e apresentaram-se novidades.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157676308772290" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="30" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

Contou também com a Artist’s Alley, zona dedicada à exposição e venda de banda desenhada, e de um espaço em que qualquer um tinha a oportunidade de mostrar as suas criações a profissionais ligados à BD, o Portfolio Review. Na área Gaming estavam presentes algumas marcas conhecidas de videojogos e era possível participar em vários torneios durante o dia. Para os mais pequenos havia o espaço Comic Con Kids onde se encontravam expostas estreias exclusivas de filmes e séries de animação e onde se podia interagir com mascotes de desenhos animados conhecidos por todos, nomeadamente o Scooby Doo e as Tartarugas Ninja.

Como também não podia faltar neste evento, a Comic Con Portugal realizou concursos de Cosplay onde os designados Heróis do Cosplay prepararam-se a rigor para representar diversas personagens de filmes, videojogos, series, banda desenhada, manga, anime ou quaisquer outras caraterizações criativas imaginadas pelos participantes. Houve ainda, como é tradição, a Marcha Imperial que consistia num desfile de diversas personagens de Star Wars, realizado ao longo de todo o recinto, à medida que se ouvia o tema "The Imperial March".

Esta 3ª edição da Comic Con Portugal contou com importantes nomes das várias artes, entres eles Rila Fukushima, atriz e modelo japonesa que participa na série "Arrow", no filme "Ghost in the Shell" e na quinta temporada da série "Game of Thrones"; Cobie Smulders, que participa em "The Avengers", "The Avengers: Age of Ultron", "Captain America: The Winter Soldier" e interpreta Robin na série "How I Met Your Mother"; Jason Isaacs que participa nos filmes de Harry Potter; Kevin Sussman, ator que interpreta "Stuart" na série "A Teoria de Big Bang"; e Lennie James que, entre outros trabalhos, participa na série "The Walking Dead".

A Comic Con Portugal 2016 foi, uma vez mais, um espaço com um ambiente bastante acolhedor e sobretudo alegre para todos aqueles que partilham o mesmo gosto pela cultura pop. Os inúmeros cosplayers, os vários artistas que passaram pela Comic Con e todo o entusiasmo que se fazia sentir por parte do público que esteve presente durante estes 4 dias contribuíram para que esta 3ª edição fosse um sucesso. Prova disso foi o facto deste ano ter havido um maior número de pessoas a visitar o evento em comparação com o ano passado, tal como foi referido pelo diretor-geral do evento, Paulo Rocha Cardoso. Certamente que o objetivo da organização da Comic Con Portugal é que esta continue a ocorrer na cidade do Porto pelo menos até ao ano de 2018, sempre com inovações e melhorias de ano para ano.

Fotos: António Teixeira
Texto: Filipa Melo