Caixa Ribeira: fado no coração do Porto [fotogaleria + texto]


Caixa Ribeira: fado no coração do Porto [fotogaleria + texto]

Por entre ruas e vielas da cidade Invicta, durante duas noites ouviu-se cantar o Fado e nem a chuva afastou os amantes desta melancolia em forma de melodia. A primeira edição do Caixa Ribeira foi um sucesso e deixou cerca de oito mil pessoas rendidas aos dotes vocais de grandes nomes do panorama musical português.

Distribuídos por 11 palcos, mais de 40 artistas passaram pela zona ribeirinha da cidade do Porto. Com concertos a acontecer em simultâneo, mudar de palco não era tarefa difícil. O difícil era escolher. Se escutar Ricardo Ribeiro e Rabih Abou-Khalil no emblemático salão árabe do Palácio da Bolsa parecia um convite tentador, ouvir Sandra Correia no Hard Club não lhe ficava atrás. Como estes, muitos outros artistas geraram um dilema semelhante. E se a cantoria tardava em iniciar, não havia quem não assobiasse ou demonstrasse o seu desagrado.

Kátia Guerreiro, Ricardo Ribeiro e Carminho (na foto de artigo) foram a grande atração da primeira noite de fados na Ribeira do Porto e nem os turistas conseguiram resistir a tamanha atração. Embalados pelas ondas do Rio Douro, Maria do Sameiro e Miguel Xavier tornaram a margem mais atraente, precedidos por Paulo Cangalhas e Alexandra Guimarães, horas mais tarde.

Relembrando momentos de outros tempos, tal como nos filmes a preto e branco, o "Fado à Janela" foi curto em duração e longo na emoção. Com três exibições por noite, ainda assim soube a pouco.

Frei Hermano da Câmara foi a grande ausência da segunda noite e "que falta fez", como se ouvia dizer. Com algumas mudanças de cenário por contratempo do tempo, não faltaram os cantares da última noite (fria) deste festival de fados. Aquecidos por vozeirões como Maria da Fé, Gisela João e Camané, no palco principal, e Cidália Moreira, Raquel Tavares, António Pinto Basto, Kiko, entre muitos outros artistas, espalhados pelos restantes palcos.

Desde a "Cave no cais da Estiva" à Igreja de São Franscisco, cada local tinha o seu encanto. Por isso, silêncio, que o Porto aguarda a segunda edição do Caixa Ribeira.

Liana – Hard Club

Florência – Escadaria da Igreja de São Francisco

Ricardo Ribeiro & Rabih Abou-Khalil – Palácio da Bolsa (Salão Árabe)

Katia Guerreiro – Palco Caixa

Filipa Cardoso – Palácio da Bolsa (Pátio das Nações)

Rodrigo – Escadaria da Igreja de São Francisco

António Laranjeira – Hard Club

FF – Hard Club

Maria Ana Bobone – Palácio da Bolsa (Salão Árabe)

Carminho – Palco Caixa

Cidália Moreira – Palácio da Bolsa (Pátio das Nações)

Fábia Rebordão – Had Club

Júlio Resende – Palácio da Bolsa (Salão Árabe)

Raquel Tavares – Palácio da Bolsa (Pátio das Nações)

Gisela João – Palco Caixa

Camané – Palco Caixa

Fotos: António Teixeira
Texto: Magda Santos


,