Ana Carolina no Coliseu do Porto: A voz inconfundível que tomou a Invicta


Ana Carolina no Coliseu do Porto: A voz inconfundível que tomou a Invicta

Uma noite de sucessos que fez do Coliseu um Porto de boa música.

Ana Carolina esteve ontem no Coliseu do Porto para o último concerto da tour Grandes Sucessos, em Portugal. A cantora brasileira encheu meio coliseu mas a energia que se fez sentir na plateia apontava para casa cheia.

[alpine-phototile-for-flickr src="set" uid="60380835@N08" sid="72157682205182572" imgl="fancybox" style="floor" row="5" size="800" num="14" highlight="1" curve="1" align="center" max="100" nocredit="1"]

A primeira voz a fazer-se ouvir na noite passada foi uma voz saída dos altifalantes do Coliseu do Porto. A mensagem foi de solidariedade para com as vítimas do incêndio em Pedrógão Grande. Em bom português significaria uns minutos de silêncio, mas a audiência não o entendeu assim (queremos acreditar que foi pelo facto de não ter sido expressamente pedido o silêncio).

Em palco, um baterista, um teclista e a cantora Ana Carolina que foi intercalando a guitarra elétrica com a acústica passando também pela pandeireta. "Pole Dance" e "Bang Bang" foram os temas que abriram concerto. A música fez-se sentir em grande amplitude e manteve-se demasiado alta ao longo de todo o concerto.

"Boa noite Porto! É um prazer estar aqui" – a cantora dirigiu-se ao público apenas no fim da 4ª canção. Foi nesta altura que prestou também homenagem e se solidarizou com o povo português pela tragédia que Portugal tem vivido nos últimos dias.

Seguiu-se um momento de poesia. A cantora leu à plateia um dos seus poemas do livro Ruído Branco, editado em 2016. "Não Leio" é um poema que fala do que Ana Carolina não faz e não tem. Num dos versos surge o texto "José Luís Peixoto nunca fez um poema sobre mim", verso este que levou o poeta português a responder e enviar um texto à cantora sobre a mesma, que também foi lido nesta noite.

Seguiram-se temas como "Confesso", "Trancado" e "Nua", esta última, aplaudida em pé. Durante todo o concerto, Ana Carolina não interagiu muito com o público e cantou várias músicas seguidas, sem intervalo.

Mas a pouca conversa não pareceu incomodar as pessoas que compareceram no coliseu para ouvir os grandes temas da cantora brasileira. Momento para ouvir um dos maiores sucessos de Ana Carolina, "É Isso Aí" foi uma das canções mais aclamadas da noite onde o público mostrou saber a letra de cor.

Seguiu-se a hora de chamar ao palco Léo Reis que, com o seu "pandeiro" (como os brasileiros chamam à pandeireta), acompanhou a artista nos seus temas mais sambados. Juntos, protagonizaram também um momento de música unicamente com pandeiretas, onde a cantora mostrou dominar este instrumento musical.

Nesta noite de sucessos não poderia deixar de se ouvir os temas "Eu Sei Que Vou Te Amar" e "Quem De Nós Dois". Ambos bastante aclamados pelo público e aplaudidos em pé.

Já na reta final interpretou "Venenosa", "Rosas" e "Garganta", esta última cantada duas vezes. O concerto terminou com o tema "Elevador" e uma plateia em êxtase com a cantora a percorrer o corredor central do coliseu em contato direto com o público.

Depois de autógrafos, abraços, beijinhos e selfies, a cantora abandonou o palco deixando a plateia a pedir por mais. Mesmo depois de permanecerem vários minutos na sala a pedir "mais uma", a cantora não voltou e o concerto estava mesmo dado por encerrado.

Ana Carolina termina assim a sua tour em Portugal depois de concertos em várias localidades do país.

Fotos: António Teixeira
Texto: Daniela Fonseca