5 Seconds of Summer ao vivo na Meo Arena, em Lisboa: os fura-greves do punk rock


5 Seconds of Summer ao vivo na Meo Arena, em Lisboa: os fura-greves do punk rock

Estreia dos australianos em Portugal com nota máxima. Os 5 Seconds of Summer conquistaram a capital portuguesa.

Em 2014 os 5 Seconds of Summer fizeram correr muita tinta na imprensa nacional. Por um lado tivemos uma jovem banda de punk/pop-rock a entrar diretamente para o primeiro lugar no top de álbuns vendidos com o seu primeiríssimo longa duração. Por outro temos o anúncio do cancelamento da primeira parte dos One Direction no Estádio do Dragão que gerou bastante indignação pelos fãs da banda. A 4 de maio de 2015 o Meo Arena foi o cenário escolhido para o arranque da "Rock Out With Your Socks Out Tour", a primeira digressão mundial dos australianos.

O recinto estava a rebentar pelas costuras, repleto de jovens maioritariamente do sexo feminino. A primeira parte ficou a cargo da banda californiana Hey Violet. Sofreram muito recentemente uma alteração no nome, mas se o mais recente single "This Is Why" fez com que dominassem metade do público português, a "Blank Space" (original de Taylor Swift) conquistou o restante.

Com o aquecimento feito, é chegada a hora de Luke Hemmings (guitarra e vocais), Calum Hood (baixo e vocais), Michael Clifford (guitarra e vocais) e Ashton Irwin (bateria e vocais) serem chamados para mostrar o motivo pelo qual são um dos maiores fenómenos da indústria musical do último ano. Com um cenário cheio de luzes e led's que causam inveja a muitas bandas o público brada ao intenso vento que faz tremer Lisboa a contagem decrescente e "End Up Here" serviu para matar definitivamente a ansiedade que os fãs tinham de receber os 5SOS (nome pelo qual a banda também é conhecida). A euforia era tal que a temperatura da arena se aproximava cada vez mais de uma noite de verão. Logo após o tema incluído no trabalho homónimo recuamos no tempo até fins de 2012 e com "Out Of My Limit" é invocado um dos vários EPs que a banda editou. Com um ritmo frenético os australianos levam a plateia ao delírio quando anunciam o inédito "Permanent Vacation" que irá fazer parte do próximo trabalho.

Apesar de ainda jovens os 4 membros da banda mostram uma enorme simpatia e felicidade cada vez que comunicam com o público. Afirmam estar nervosos mas apesar da tenra idade mostram-se excelentes profissionais e performers tanto quando evocam o sentimento mais incompreendido dos adolescentes com "Heartache On The Big Screen" como em registos mais calmos com a sequela de "Wrapped Around Your Finger" e "Amnesia".

O humor também foi uma constante na interação dos 5SOS, destacando-se o momento em que comunicam que o público foi o melhor da digressão quando esta estava ainda na primeira noite. Os risos rapidamente se voltaram a transformar num coro gigante quando uma das maiores influências do estilo musical que dominou a noite é relembrada; uma exímia performance de "American Idiot" dos Green Day. Para o parágrafo final da história deste concerto ficaram guardadas "Good Girls" e "What I Like About You" (original dos The Romantics).

Os 5 Seconds of Summer vieram a Lisboa mostrar que o talento não se mede pela idade, reavivaram as memórias do punk e transformaram uma noite fria e ventosa de maio num verão que durou mais de uma hora e meia. Iremos ter os olhos postos nestes 4 pequenos mas já tão grandes músicos.

Foto: Everything Is New
Texto: Bruno Silva