Viagem Medieval de Santa Maria da Feira recebeu 700 mil visitantes


Viagem Medieval de Santa Maria da Feira recebeu 700 mil visitantes

A Viagem Medieval de Santa Maria da Feira terminou com uma afluência próxima dos 700 mil visitantes e recordes de acessos em certos dias, apesar das altas temperaturas e momentos de chuva, revelou a organização.

Os 12 dias de Viagem Medieval terminaram com quase 700 mil visitantes e novos recordes alcançados em dois dias, em Santa Maria da Feira.

Cumpriu-se assim o objetivo necessário para a autossustentabilidade dessa recriação histórica que, durante 12 dias e mediante um investimento de 1,3 milhões de euros, ocupou 33 hectares do centro da cidade, com animação inspirada no reinado de D. Pedro I.

Os espetáculos "Amor até ao Infinito", "Sangue de Portugal" e "Grito das Bailias" foram considerados os eventos mais bem-sucedidos. Já a área temática dedicada a D. Pedro I será adaptada a um conteúdo multimédia para os mais jovens.

"Tivemos uma recuperação fantástica, depois de quatro dias de angústia, quando o calor extremo fez cair significativamente o fluxo de visitantes durante as tardes e nos obrigou a retirar o fogo dos espetáculos noturnos de grande formato, junto à mata das Guimbras", declarou à Lusa o diretor-geral do evento, Paulo Sérgio Pais.

"Só a partir de segunda-feira é que a afluência começou a normalizar e depois recebemos tanta gente que o dia 8 foi a melhor quarta-feira de sempre em 22 edições da Viagem, o dia 9 também foi a melhor quinta-feira de sempre e o mesmo aconteceu com o domingo, já que, apesar de alguma chuva à noite, a afluência durante a tarde foi excecional", realça o mesmo responsável.

A próxima edição da Viagem Medieval vai decorrer de 31 de julho a 11 de agosto de 2019 e irá recriar o reinado de D. Fernando, "O Belo" e "O Formoso" que, enquanto filho de D. Pedro e D. Constança, subiu ao trono aos 22 anos e governou entre 1367 e 1381.

Pelo contraste entre essas duas facetas, ficaria conhecido também pelo cognome de "O Inconstante" – que é o traço da sua personalidade que a Viagem Medieval se propõe explorar em 2019.

A Viagem Medieval é organizada pela autarquia local, empresa municipal Feira Viva e federação das coletividades locais.