Rui Veloso e Shirley King na estreia de festival de blues no Porto


Rui Veloso e Shirley King na estreia de festival de blues no Porto

A primeira edição do Porto Blues Fest, que decorrerá nos dias 26 e 27 de maio, nos Jardins do Palácio de Cristal, vai homenagear o maior bluesman de todos os tempos, B.B. King e o maior bluesman português, Rui Veloso.

O maior bluesman de todos os tempos, B.B. King, homenageado pela própria filha e pelo maior bluesman português, Rui Veloso: esta é a proposta da primeira edição do Porto Blues Fest, evento que decorrerá no último fim de semana de maio. Mas há mais para ouvir na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.

A primeira noite do festival, sexta-feira 26 de maio, começa às 22 horas, com os Delta Blues Riders, banda portuguesa inspirada pelo delta do Mississipi e a estrada Interstate 55, que une Nova Orleães a Chicago. Dois dos membros da banda, Paulo Veloso (voz, harmónica, guitarra e piano) e António Ferro (baixo), tocaram com nomes como Go Graal Blues Band, Rui Veloso, Mable John, Chris Jagger, Olan Christopher Bell e Zakiya Hooker.

Depois da formação portuguesa, vão-se juntar-se na Concha Acústica a guitarra e a voz do britânico Julian Burdock à harmónica do espanhol Danny del Toro. O concerto do experiente duo promete grande diversidade musical, com temas que vão do bottleneck blues ao funk, incluindo algumas composições originais.

Mas a maior atração do Porto Blues Fest, em estreia na cidade, será mesmo a atuação que juntará Shirley King a Rui Veloso, único português que atuou com o "Rei do Blues" (em 1990, no Casino do Estoril). O concerto começa às 22 horas de 27 de maio, sábado.

Os bilhetes para o Porto Blues Fest poderão ser adquiridos nos locais habituais. O bilhete tem um valor único de €25 para os dois dias do festival.

c/ Porto Lazer