Nelson Freitas em entrevista: "Este EP foi um grande desafio para mim"


Nelson Freitas em entrevista: "Este EP foi um grande desafio para mim"

Nelson Freitas lançou Journey no fim de 2017 mas já pensa num futuro álbum. Para o artista, este EP, foi um grande desafio na sua carreira por ser diferente de tudo o que já fez. A Noite e Música falou com o cantor sobre este novo trabalho, sobre o percurso que tem vindo a percorrer e as maiores dificuldades em pertencer ao mundo da música.

Pertences à indústria musical há alguns anos. Quais têm sido as maiores dificuldades em trabalhar neste mundo da música?

O mundo da música é um mundo complicado. Tens que saber como lidar com certas pessoas e com o ego delas. É como eu sempre digo, nada acontece facilmente, é preciso acreditar em nós próprios e trabalhar muito!

Quando é que percebeste que os portugueses sabiam quem era o Nelson Freitas? Houve algum momento particular que marcasses esse reconhecimento?

Veio tudo gradualmente. Eu já tenho vindo muitas vezes a Portugal nos últimos anos. Comecei a atuar em palcos mais pequenos e depois fui começando a pisar palcos maiores e grandes festivais. Por isso acho que fui ganhando fãs ao longo deste percurso, um por um.

Houve algum episódio especial que te lembres e que guardes como um dos melhores momentos da tua carreira?

Um dos melhores momentos da minha carreira foi quando atuei no Coliseu dos Recreios em 2013. Foi um momento especial porque foi o primeiro grande espetáculo ao vivo que eu e aminha equipa produzimos em Portugal. E mais, nesse concerto a minha filha partilhou o palco comigo! Para mim, foi um dos melhores momentos.

Consideras-te um artista de kizomba, R&B ou uma mistura de vários géneros?

Eu acho que sou uma mistura de vários estilos!

Tens várias músicas em diferentes idiomas. Qual é o idioma que te sentes mais confortável em cantar e expressar?

Eu prefiro o inglês, para me expressar.

"Uma jornada autêntica por uma série de desafios musicais que vão surpreender tudo e todos", esta é uma frase que retirei de um comentário ao teu novo EP. O que mais nos podes contar sobre este novo trabalho? Como é que o descreves?

Este EP foi um grande desafio para mim porque eu queria mostrar aos meus fãs um lado diferente sem os chocar completamente. Eu queria levá-los lentamente na minha jornada de crescimento na música e prepará-los para um futuro álbum que estou a trabalhar agora.

O que é que este Journey tem de especial? É diferente dos outros projetos que trabalhaste?

É muito diferente em todos os aspetos! Trabalhei com produtores diferentes, os géneros de música são diferentes e até os arranjos que fiz nas melodias são diferentes. Eu decidi não incluir nenhuma participação de outros artistas porque queria que as pessoas ouvissem este "novo eu" no EP.

O tema "Mariana" integra o EP Journey e já tem vídeo oficial.

"Bo Tem Mel" foi um grande sucesso. Esperavas este sucesso?

Não esperava, mas essa é a beleza da música! Nunca sabes o que poderá acontecer. Às vezes pomos toda a nossa energia e dedicação numa certa música e os fãs não gostam. Outras vezes adoram aquela música que até fizemos rápido!

Tens vindo a atuar em vários países. Consegues selecionar os que te receberam da melhor maneira?

Diria Cabo Verde, Angola, Moçambique e Portugal.

Para terminar, se olhares para o teu percurso e a tua carreira musical, o que concluis desta viagem que tens vindo a percorrer?

Tem sido uma viagem longa cheia de surpresas, algumas boas e outras menos boas, mas eu procurei sempre aprender com os erros que cometi. Acho que é por isso que ainda estou aqui hoje. E, se tivesse que fazer tudo outra vez, eu faria.

Entrevista: Daniela Fonseca