MUVI Lisboa em entrevista: "Há uma maior preocupação na elaboração de vídeos musicais"


MUVI Lisboa em entrevista: "Há uma maior preocupação na elaboração de vídeos musicais"

Evento acontece no Cinema São Jorge na primeira semana de setembro. A Noite e Música é parceira oficial do evento.

O MUVI Lisboa’14 acontece entre os dias 3 e 7 de setembro no Cinema São Jorge. Sendo a primeira edição do festival de cinema específico sobre música, conta com 36 filmes nacionais e 49 internacionais, nas várias secções quer competitivas ou não-competitivas, showcases e djset's.

A Noite e Música esteve à conversa com Filipa Marta, responsável pelo gabinete de Marketing & Comunicação do festival.

Como surgiu a ideia de realizar o MUVI Lisboa?
Surgiu com o Filipe Mateus Pedro, membro da FWD Coop Crl, cooperativa cultural que organiza o MUVI Lisboa. Basicamente ele trouxe a ideia para cima da mesa e nós fomos compondo os vários acordes até se tornar real e depois, atirámo-nos de cabeça.

Quais são os objetivos desta 1ª edição do MUVI Lisboa?
Passarmos a ser vistos como o festival de referência a nível nacional e internacional para o cinema sobre música.

Que target pretendem atingir com a realização do evento?
Gostávamos de atingir os amantes de música, que frequentam festivais e consomem-na diariamente nos headphones, gostávamos que dessem uma oportunidade ao cinema sobre música para conhecerem melhor os seus artistas favoritos ou enredos da música. Depois os amantes do cinema, desmistificando que apenas se interessam pelo convencional, a dar uma oportunidade a este braço da mesma arte e virem ver cinema sobre música.

O Festival recorreu ao Crowdfunding. Conseguiram atingir o objetivo proposto?
Conseguimos sim mas tivemos que meter parte do dinheiro do nosso bolso para recebermos o crowdfunding caso contrário o dinheiro voltaria para trás. É assim que se processa este tipo de iniciativas. Mas houve um apoio inesperado, que acabou por ser o único apoio financeiro que tivemos para a realização do festival. Um grande obrigado de toda a equipa do MUVI a essas pessoas.

O que destacam na edição deste ano?
Vou destacar os mais improváveis e que não têm nomes sonantes mas aconselho a ver como o "The 15th Rebellion Of The Steel Warriors" para quem gosta de metal porque regista a celebração do 15.º aniversário do festival SWR Barroselas Metalfest, o "The Alchemy Of Spirit" para os fãs do festival Boom, "Música à moda do Porto" com Capicua, José Mário Branco e Pedro Cardoso sobre como ser músico longe da capital, "Underground Chinese Hip-Hop" para quem gosta de rap e hip-hop tendo neste caso a China em foco pela explosão destes géneros musicais, "A Batalha de Tabatô" com uma história incrível na Guiné-Bissau, na aldeia de Tabatô, onde todos os habitantes são músicos e "Castle Crash" com Matej Meštrović, pianista e compositor, e a Orquestra de Percussão SUDAR, que se juntaram no Castelo de Sv. Križ Začretje, na Croácia, e captaram sons para a composição do novo disco.

O evento poderá ser exportado para outras cidades?
Para já não é essa a ideia porque não há financiamento e mão de obra. Mas a longo prazo, porque não?

Qual é a margem de crescimento do evento?
Ui… tem muito por onde crescer e ficar gordo. Mas tudo a seu tempo e com pés assentes na terra. Para já, ficamos por aqui, nos moldes em que o apresentamos.

Como vêm a música nacional nos dias de hoje?
A música nacional está a ter um crescimento gigante e em qualidade também. Há uma maior preocupação na elaboração de vídeos musicais e no dar o passo à internacionalização. Nós queremos ajudar nesse salto.

A Noite e Música Magazine é parceiro oficial do evento. Como vêm o nosso projeto hoje em dia?
O vosso projeto é sem dúvida uma fonte de divulgação importante nos dias de hoje uma vez que cada vez mais se andam a ler webzines e menos papel. Só vos podemos agradecer por se terem juntado a nós e por divulgarem o MUVI Lisboa. Este é o primeiro passo para a informação chegar às pessoas caso contrário, pode ser tudo maravilhoso mas ninguém soube da existência. Por isso, venham ao Cinema São Jorge de 3 a 7 de setembro e envolvam-se no que temos à vossa espera.

O programa completo do evento já se encontra disponível para download.


,